COMPETÊNCIAS:
1. Analisar um texto filosófico.
2. Explicar teses e conceitos.
3. Justificar as teses apresentadas através de argumentos.
4. Saber contra-argumentar contra as teorias.
5. Comparar teorias e compreender as suas limitações.
6. Elaborar uma pequena dissertação argumentativa sobre um problema do conhecimento.
CONTEÚDOS
Os problemas do conhecimento:
1. Será possível um conhecimento verdadeiro (Universal e necessário)?
2. Estará o conhecimento justificado?
3. Qual a fonte dos nossos conhecimentos?
1. A resposta cartesiana ao cepticismo.
1.a. A dúvida metódica. Definição e Etapas.
1.b. A procura de fundamentos e as crenças básicas.
1.c. As ideias claras e distintas como critério de verdade. Cogito/ Deus/ Distinção Alma/Corpo
1.d. As provas da existência de Deus.
1.e. A função da metafísica.
2. A Teoria do conhecimento de David Hume.
2.a. O empirismo: distinção entre impressões e ideias.
2.b. Conhecimento de questões de facto e conhecimento de relação de ideias.
2. c. A crítica ao princípio da Causalidade.
2.d. Críticas a David Hume: O argumento da abdução.
2.e. A distinção entre empirismo e racionalismo. As limitações de cada uma das teorias.
3. A síntese elaborada pelo apriorismo Kantiano.
3.a. A explicação dos juízos, empíricos, analíticos e sintéticos “a priori”
3.b. O processo de conhecimento e as faculdades.
3.c. A superação da dicotomia entre empirismo e racionalismo.
3.d. O criticismo como mediação entre o dogmatismo e o cepticismo.
BOM ESTUDO! UM ABRAÇO!!
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