Temas para os trabalhos de cidadania e desenvolvimento:
1. Apresentação do trabalho com diapositivos dia 2 Dezembro em Filosofia/Inglês e Espanhol
Cada grupo irá apresentar o seu tema recorrendo à exposição oral e à utilização de diapositivos.
Tema geral: DIREITOS HUMANOS
Temas específicos:
TEMA 1 - História da Amnistia Internacional. Investigação sobre os casos de violação dos Direitos humanos estabelecidos na agenda deste ano. Divulgação junto das turmas do básico e secundário de todo o agrupamento. Problema: Divulgar um trabalho. Como divulgar e sensibilizar a comunidade para os direitos humanos?
TEMA 2 - Investigação sobre personalidades que se destacaram ao longo da história na luta por certos direitos. Exemplos: Aristides de Sousa Mendes, Nelson Mandela, Gandhi (procurar outros exemplos). Problema: Como conseguiram mudar a forma de atuação dos sistemas políticos? Será que a personalidade é importante ou mais importante é o contexto social de revolta que faz nascer certos líderes?
TEMA 3 - Filósofos que se destacaram pela luta na rua a favor de melhores condições de vida e mudança de valores (engagement) e cujas obras foram a vanguarda das lutas e revoluções por mais justiça. Problema: Qual o contributo das ideias/filosofia para mudar o estado da vida social e política das pessoas? Será que o filósofo devia ser mais interventivo social e politicamente?
TEMA 4 - Estudo de casos de violação de direitos na sociedade atual em Portugal. Exemplos: Violência doméstica, trabalho escravo; crimes de racismo e xenofobia, discriminação dos idosos. Estudo de um ou dois casos conhecidos pelos alunos. Problema: A que problemas socio/económicos e culturais estão associados os crimes de violação dos direitos humanos?
TEMA 5 - A circunstância em que se deu a carta dos direitos humanos. História e conteúdo da carta. Incongruências do processo. Problemas: Uma carta dos países ricos? Uma carta de boas intenções? Terá algum impacto prático na vida das pessoas a existência de tal carta?
TEMA 6 -Reportagem em fotografia e vídeo sobre a vinda da organização da Amnistia Internacional à escola. Estudo de outras organizações que tenham uma prática de luta pelos direitos humanos. Problema: Quais os problemas que este tipo de organização enfrentam? A Indiferença será um problema?
2ª PARTE DO TRABALHO: DIA 10 DEZEMBRO
Apresentação dos casos para poder exigir a libertação de alguns presos políticos.
Sensibilização dos colegas para a assinaturas das petições.
Ida às turmas fazer a apresentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário