sábado, 21 de dezembro de 2019

Trabalho para realizar


Trabalho de revisão dos conteúdos lecionados. O empirismo de Hume e o racionalismo de Descartes. Duas teorias sobre a origem e possibilidade do conhecimento.(30/40m) (Cotações -5x40 Pontos)

Quando por conseguinte temos alguma suspeita de que um termo filosófico é empregue sem nenhum significado ou ideia (como é muito frequente), basta-nos perguntar sobre a impressão de que a ideia supostamente deriva. E se for impossível encontrar alguma, isto servirá para confirmar a nossa suspeita. Ao clarificar assim as ideias, podemos razoavelmente esperar que possam ser removidos todos os conflitos que possam surgir sobre a sua natureza e realidade.(Hume)

As consequências destas linhas são estonteantes.
 Consideremos a ideia de um eu durável, algo de substancial que persiste por detrás das muitas mudanças que experimentamos ao vivermos a vida. Suponho, por exemplo, que esta manhã sou essencialmente o mesmo eu que era quando me fui deitar a noite passada. Não só isso, acho também que sou o mesmo eu que era na juventude que desaproveitei. Acho que serei o mesmo eu enquanto viver. Sem dúvida, algumas coisas mudaram: cresci, ganhei algumas cicatrizes, o meu cabelo está a tornar-se um pouco grisalho. Contudo, parece haver algo de essencial, o meu verdadeiro eu, que persiste em todas estas alterações acidentais.
 Se concordarmos com o princípio de Hume sobre a relação entre ideias e impressões, e se estivermos convencidos de que o seu método de remover ideias fictícias é o caminho certo, temos apenas que perguntar: «De que impressão é a minha ideia derivada?» Ao olhar para dentro de mim, afirma Hume, não encontro nada, exceto uma série de impressões fugazes – ódio, amor, calor, dor, imagens, sons, cheiros e coisas do género –, mas nada permanente, nada que persista em todas as alterações. Em suma, nenhuma impressão corresponde à nossa ideia de eu.
James Garvey, The Twenty Greatest Philosophy Books

1.Aponte a conclusão e o problema/s e os argumento/s  apresentados no texto.
2. Avalie criticamente esta ideia expressa no texto. Concorda? Apresente razões a favor ou contra.
3. Este conhecimento que tenho de que todos os corpos caem. Que tipo de conhecimento é? Como foi obtido segundo a proposta de Hume?
4. Avalie criticamente a proposta de Hume.
5. Relacione em três tópicos a proposta de Descartes e Hume a propósito da origem e limites do conhecimento.

Entregar em Logosferas@gmail.com 

VER TEXTO COMPLETO EM BAIXO

Nenhum comentário: