terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Trabalhos sobre o impacto da cultura tecnológica na saúde, identidade e ambiente.


1. TEMAS: TODOS OS TEXTOS ESTÃO NA REPROGRAFIA.

1. A Clonagem Humana. Quais os dilemas éticos envolvidos? Quais os limites éticos da Clonagem? Como pode a clonagem interferir na saúde?
Textos obrigatórios: Manual "Arte de Pensar 11ºAno" 243/257

2. Inseminação Artificial, tecnologias reprodutivas e família tradicional. Como entender a família hoje? As tecnologias mudaram a noção de família?
Textos obrigatórios: Manual do 11ºAno "Criticamente", 266/285

3. A Inteligência Artificial. Será possível a reconstrução do cérebro humano? Terão as máquinas pensamento? Será possível a construção de robots semelhantes aos homens?
Textos obrigatórios:Manual "Cogito 11ºAno", 262/271
 
4. A Bioética e o Direito à vida. Justifica-se a eutanásia? Deverá a ciência ajudar a morrer?
Textos obrigatórios:Manual do 10ºAno "Diálogos", p.135/157

 5. Organismos geneticamente modificados e o seu impacto na saúde e no ambiente. Qual o impacto e as consequências dos organismos geneticamente modificados ( alimentos) na saúde humana e no ambiente? TEXTO AQUI e Texto para tema na reprografia

6. Superstição, feitiçaria, religião. Ciência e Religião. Um conflito?  Medicina ocidental e outras medicinas.
Textos obrigatórios:Aqui AQUI
7. Incrementação artificial. A cirurgia estética na construção da identidade do sujeito.  Teremos todos uma identidade resultante da nossa natureza ou deveremos usufruir do avanço tecnológico e construir artificialmente uma nova identidade? 
Textos obrigatórios; "Manual Cogito 11ºA", p.250/261



TEXTOS NA FOTOCOPIADORA DA ESCOLA


2. OBJECTIVOS

Saber ler e resumir as ideias principais dos textos apresentados.

Problematizar filosoficamente os temas.

Apresentar com clareza as teses e os argumentos propostos.

Colocar objeções possíveis às teses propostas.

Investigar com recurso a vários suportes.

3. Estrutura.
1.Introdução. Definição dos conceitos. Colocação dos problemas. Esclarecimento do tema.
2. Análise de um caso. Colocação de duas possibilidades teóricas para resolver o problema. Argumentos a favor e contra. 3. Conclusão.

4. AVALIAÇÃO
ESCRITA
Em forma de um ensaio com 5 Páginas

Rigor, clareza e interesse filosófico do trabalho apresentado.
Estrutura: Introdução, Síntese do trabalho e Conclusão com resposta à pergunta
Colocar bem os problemas e apresentar respostas argumentadas.

Apresentação e organização  do trabalho escrito: Apresentação 5%; Investigação realizada 15%; Correto resumo do texto 30%; Resposta à pergunta 25%; Problematização e argumentação 25%

ORAL
(Cada aluno deve apresentar sem leitura)
1.Clareza das ideias e da linguagem.
2.Profundidade dos conhecimentos adquiridos. 
3. Assimilação correta dos conteúdos. 
4. Boa problematização do tema. Capacidade de gerar diálogo.

Oral com Dispositivo visual. Domínio dos conteúdos 40%; Interesse filosófico e linguagem 30%; Dinâmica de grupo e capacidade de gerar diálogo 10%; ; Qualidade e criatividade do dispositivo visual 20%



ENTREGA DO TRABALHO ESCRITO PARA TODOS OS TEMAS:  12 ou 13 de MARÇO



Avaliação 20% DA AVALIAÇÃO DO 2º PERÍODO



Apresentações orais: 

TEMA 1,2- 12 e 13 Março

TEMA 3,4 - 13 ou 14 de Março/

TEMA 5,6 - 19 ou 20 Março




Nenhum comentário: