quinta-feira, 22 de maio de 2025

Matriz 4º teste 11º C – 30 maio 25

 


Mark Wallinger, School - Classroom, 1990


Este elemento de avaliação é composto por DOIS TESTES, cada um é avaliado de 0 a 20 valores. Cada teste avalia competências diferentes:

O 1º Teste avalia a competência do domínio dos conceitos -  Conceptualização - que vale 30% na avaliação final.

O 2º Teste destina-se a avaliar as competências de Problematização e Argumentação que valem 45% na avaliação final.

Estrutura e cotações:

1º Teste – Conceptualização - Total – 200 Pontos – Grupo I -10 questões de escolha múltipla (10x15 pontos=150 pontos); Grupo II - 2 questões de definição de conceito (2x25 pontos=50 pontos)

2º Teste – Problematização e Argumentação - Total -200 Pontos - Grupo I – Duas questões de argumentação (25 + 25); Grupo II - Três questões de problematização e argumentação (25 + 40 + 25); Grupo III - Uma questão de análise de texto e uma questão de construção argumentativa ( 30+ 30);

Conteúdos/Competências:


Filosofia da Arte e filosofia da religião


Filosofia da arte


  • Formular o problema da definição de arte, justificando a sua importância filosófica.

  • Enunciar as teorias essencialistas e não essencialistas.

  • Distinguir teorias essencialistas de teorias  não essencialistas.

  • Clarificar os conceitos, teses e argumentos das cinco teorias da arte: representacionista, expressivista, formalista, institucional e histórico-intencional.

  • Analisar criticamente as 5 teorias de definição de arte, apresentando e justificando as respetivas objeções e contra exemplos.



Filosofia da Religião


  • Formular o problema da existência de Deus, justificando a sua importância filosófica

  • Explicitar o conceito teísta de Deus.

  • Enunciar os argumentos ontológico (Anselmo), cosmológico e teleológico (Aquino) e teleológico (W.Palley)

  • Compreender os argumentos ontológico (Anselmo), cosmológico e teleológico (Aquino), e teleológico (W.Palley)

  • Analisar criticamente os argumentos ontológico, cosmológico e teleológico, enunciando e justificando as respetivas objeções.

  • Definir “Fideísmo”.

  • Apresentar “ A aposta de Pascal” como aposta fideísta.

  • Distinguir o fideísmo radical de Kierkegaard do fideísmo moderado de Pascal.

  • Colocar objeções ao fideísmo.




Nenhum comentário: