Este elemento de avaliação é composto por DOIS TESTES, cada um é avaliado de 0 a 20 valores. Cada teste avalia competências diferentes:
O 1º Teste avalia a competência do domínio dos conceitos - Conceptualização - que vale 30% na avaliação final.
O 2º Teste destina-se a avaliar as competências de Problematização e Argumentação que valem 45% na avaliação final.
Estrutura e cotações:
1º Teste – Conceptualização - Total – 200 Pontos – Grupo I -10 questões de escolha múltipla (10x15 pontos=150 pontos); Grupo II - 2 questões de definição de conceito (2x25 pontos=50 pontos)
2º Teste – Problematização e Argumentação - Total -200 Pontos - Grupo I – Duas questões de argumentação (25 + 25); Grupo II - Três questões de problematização e argumentação (25 + 40 + 25); Grupo III - Uma questão de análise de texto e uma questão de construção argumentativa ( 30+ 30);
Conteúdos/Competências:
Filosofia da Arte e filosofia da religião
Filosofia da arte
Formular o problema da definição de arte, justificando a sua importância filosófica.
Enunciar as teorias essencialistas e não essencialistas.
Distinguir teorias essencialistas de teorias não essencialistas.
Clarificar os conceitos, teses e argumentos das cinco teorias da arte: representacionista, expressivista, formalista, institucional e histórico-intencional.
Analisar criticamente as 5 teorias de definição de arte, apresentando e justificando as respetivas objeções e contra exemplos.
Filosofia da Religião
Formular o problema da existência de Deus, justificando a sua importância filosófica
Explicitar o conceito teísta de Deus.
Enunciar os argumentos ontológico (Anselmo), cosmológico e teleológico (Aquino) e teleológico (W.Palley)
Compreender os argumentos ontológico (Anselmo), cosmológico e teleológico (Aquino), e teleológico (W.Palley)
Analisar criticamente os argumentos ontológico, cosmológico e teleológico, enunciando e justificando as respetivas objeções.
Definir “Fideísmo”.
Apresentar “ A aposta de Pascal” como aposta fideísta.
Distinguir o fideísmo radical de Kierkegaard do fideísmo moderado de Pascal.
Colocar objeções ao fideísmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário