terça-feira, 16 de maio de 2023

Matriz para o 4º Teste de Filosofia.


  Miró

A. Estrutura e Cotações 

A prova destina-se a avaliar duas competências básicas: Conceptualizar e Argumentar/ Problematizar. A competência transversal é a comunicação/correção escrita. 

Está dividida em dois testes de acordo com cada competência. Cada grupo tem uma pontuação de 0 a 20 valores. 


Teste 1: CONCEPTUALIZAR 

Grupo I: 10 Perguntas de escolha múltipla (10x15= 150 Pontos) 

Grupo II: 2 Perguntas de definições de conceitos (25+25= 50 Pontos). 


TOTAL:  200 Pontos 


Teste 2: ARGUMENTAR/PROBLEMATIZAR

Grupo III: Inclui um texto com 3 perguntas de interpretação. Todas as perguntas implicam justificação. (3x40 = 120 Pontos)

Grupo IV: Pergunta de desenvolvimento. (1x80 = 80 Pontos)


TOTAL: 200 Pontos


B. Competências relativas aos conteúdos:


1.     Filosofia da Arte

  • Formular o problema da definição de arte, justificando a sua pertinência filosófica.

  • Problematizar a definição de arte.

  • Identificar as possíveis respostas ao problema da definição da arte.

  • Distinguir teorias essencialistas e não essencialistas.

  • Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos das teorias representacionista, formalista, expressivista, institucional e histórico-intencional.

  • Analisar criticamente as teorias representacionista, formalista, expressivista, institucional e histórico-intencional.


Conceitos: arte; teorias essencialistas; teoria  representacionista; teoria expressivista; teoria formalista;  forma significante; emoção estética; teorias não essencialistas; teoria institucional; artefacto; mundo da arte; público; obra de arte; sistema do mundo da arte; teoria histórico-intencional.


2. Filosofia da Religião

  • Definir os conceitos principais da Filosofia da Religião.

  • Esclarecer a noção de Deus teísta.

  • Distinguir argumento a priori e argumento a posteriori sobre a existência de Deus.

  • Identificar os argumentos a priori e a posteriori a favor da existência de Deus.

  • Clarificar os argumentos a favor da existência de Deus - argumento ontológico de Santo Anselmo, argumento cosmológico e argumento teleológico de São Tomás de Aquino.

  • Reconhecer a versão cartesiana do argumento ontológico.

  • Reconhecer a versão de William Paley do argumento teleológico.

  • Avaliar criticamente os argumentos a favor da existência de Deus.

  • Reconstruir o argumento de Pascal sobre o benefício da crença em Deus.

  • Avaliar criticamente o fideísmo de Pascal.

  • Expor a argumentação de Leibniz como resposta ao argumento do mal.

  • Avaliar criticamente a resposta de Leibniz ao argumento do mal.


Conceitos: religião; filosofia da religião; teologia; fé; experiência religiosa; fideísmo; agnosticismo; ateísmo; panteísmo; argumento a priori; argumento a posteriori; argumento ontológico; argumento cosmológico; regressão infinita; causalidade; causa primeira; argumento teleológico; aposta de Pascal; razão prudencial; teodiceia; melhor dos mundos possíveis.


C. Competências gerais: 


- Argumentar a favor da sua posição. 

-  Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações. 

Relacionar as teorias filosóficas estudadas. 

-  Aplicar as teorias filosóficas estudadas a situações concretas. 

-  Elaborar respostas bem articuladas. 

 - Avaliar criticamente as teorias e argumentos estudados.

-  Problematizar as teorias estudadas.


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