Competências específicas da Filosofia da ciência:
Distinguir os conceitos do senso comum e conhecimento científico.
Definir os conceitos principais das teorias de Popper e Kuhn.
( Estas competências saem apenas na escolha múltipla)
Competências específicas de Filosofia da Religião:
Definir as posições teístas, agnósticas, ateístas, gnósticas e deístas sobre a existência de Deus.
Enunciar os argumentos e objeções das provas ontológica, cosmológica e do desígnio (teleológica) sobre a existência de Deus.
Explicar o fideísmo enquanto posição filosófica.
Explicitar o conceito de "Paradoxo" e "Cavaleiro da fé" na teoria de Kierkegaard.
Relacionar o fideísmo radical e moderado.
Enunciar o conteúdo da "aposta de Pascal".
Problematizar as teorias de Kierkegaard e Pascal. (objeções)
Formular o problema do Mal.
Formular os argumentos e as teses de Leibniz como resposta ao problema do Mal.
Colocar objeções à teoria de Leibniz.(Problematizar)
Competências específicas de Filosofia da Arte:
Identificar as teses das diferentes teorias sobre a arte.
Definir os principais conceitos relacionados com as teorias sobre a arte.
Explicar as vantagens e desvantagens das várias teorias sobre a arte.
Estrutura:
CONCETUALIZAÇÃO: 10 perguntas de escolha múltipla (10x20 = 200 pontos);
ARGUMENTAÇÃO: 3 perguntas de explicação, justificação, argumentação, relação. (60+70+70 = 200 Pontos);
PROBLEMATIZAÇÃO: 3 perguntas de formulação e explicitação de problemas, de discussão de teorias e ideias de colocação de objeções às teorias. (60+70+70=200 Pontos)
Critérios de avaliação:
Mobilizar os conhecimentos adequados.
Saber fundamentar uma posição com bons argumentos.
Utilizar conceitos filosóficos.
Avaliar com rigor as teorias filosóficas.
Dominar as teorias filosóficas.
Analisar logicamente um texto.
Saber discutir os argumentos apresentados pelos filósofos.
Articular de forma clara as ideias.
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