sábado, 14 de maio de 2022

Matriz para o 4º teste sumativo. Maio 2022



  1. Competências específicas da Filosofia da ciência:


  • Distinguir os conceitos do senso comum e conhecimento científico.

  • Definir os conceitos principais das teorias de Popper e Kuhn.

  • ( Estas competências saem apenas na escolha múltipla)


  1. Competências específicas de Filosofia da Religião:


  • Definir as posições teístas, agnósticas, ateístas, gnósticas e deístas sobre a existência de Deus.

  • Enunciar os argumentos e objeções das provas ontológica, cosmológica e do desígnio (teleológica) sobre a existência de Deus.

  • Explicar o fideísmo enquanto posição filosófica.

  • Explicitar o conceito de "Paradoxo" e "Cavaleiro da fé" na teoria de Kierkegaard.

  • Relacionar o fideísmo radical e moderado.

  • Enunciar o conteúdo da "aposta de Pascal".

  • Problematizar as teorias de Kierkegaard e Pascal. (objeções)

  • Formular o problema do Mal.

  • Formular os argumentos e as teses de Leibniz como resposta ao problema do Mal.

  • Colocar objeções à teoria de Leibniz.(Problematizar)


  1. Competências específicas de Filosofia da Arte:


  • Identificar as teses das diferentes teorias sobre a arte.

  • Definir os principais conceitos relacionados com as teorias sobre a arte.

  • Explicar as vantagens e desvantagens das várias teorias sobre a arte.


Estrutura:


CONCETUALIZAÇÃO: 10 perguntas de escolha múltipla (10x20 = 200 pontos);

ARGUMENTAÇÃO: 3 perguntas de explicação, justificação, argumentação, relação. (60+70+70 = 200 Pontos);

PROBLEMATIZAÇÃO: 3 perguntas de formulação e explicitação de problemas, de discussão de teorias e ideias de colocação de objeções às teorias. (60+70+70=200 Pontos)


Critérios de avaliação:


  • Mobilizar os conhecimentos adequados.

  • Saber fundamentar uma posição com bons argumentos.

  • Utilizar conceitos filosóficos.

  • Avaliar com rigor as teorias filosóficas.

  • Dominar as teorias filosóficas.

  • Analisar logicamente um texto.

  • Saber discutir os argumentos apresentados pelos filósofos.

  • Articular de forma clara as ideias.

Nenhum comentário: