sábado, 24 de outubro de 2020

Ficha de atividades: Parque dos poetas

Entre poetas e filósofos. Quem o diz melhor? Quem toca no amago das coisas e as faz vibrar com nova luz? Quem nos inspira a ser mais alto e mais inteiro? Quem nos permite voar sem asas, visitar outros mundos e perceber melhor o mundo onde vivemos? Quem nos faz sentir grandes e pequenos? Quem nos leva pelo amor até à admiração? Quem nos surpreende, quem nos faz descobrir reinos desconhecidos?

 

A obra é a que está referenciada na Logosfera, (o primeiro link) os poemas e os poetas são aqueles que figuram no Parque dos Poetas. Podem procurar todo o poema ou outros dos mesmos poetas, mas têm que sinalizar dois poemas do parque.

TURMA 11ºA – Grupo________________________________________________________________________________________________________________________

 

1. Das palavras aos conceitos. Poetas do parque versus Discurso do Método de René Descartes

 

Poeta

Trecho do poema

Palavras

Conceitos (ideias)

Trecho de Filosofia (capítulo e página)

Palavras

Conceitos (ideias)

Exemplo:

Fernando Pessoa

 

 

“Come chocolates, pequena; Come chocolates! Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates”.

 

In “Tabacaria”

Metafísica

Refere-se a algo espiritual, a um sentido último das coisas que não existe, só existe o prazer imediato.

“Se este discurso parecer demasiado longo para ser lido de uma só vez, poder-se-á dividi-lo em seis partes. E, na primeira, encontrar-se-ão diversas considerações relativas às ciências. Na segunda, as principais regras do método que o Autor buscou. Na terceira, algumas das regras da Moral que tirou desse método. Na quarta, as razões pelas quais prova a existência de Deus e da alma humana, que são os fundamentos de sua metafísica”.

 

In “Advertência”

 

Metafísica

Refere-se a um conhecimento que se fundamenta na existência da alma e em Deus

Poeta

Trecho do poema

Palavras

Conceitos

Trecho da Filosofia

Palavras

Conceitos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Poeta

Trecho do poema

Palavras

Conceitos

Trecho da Filosofia

Palavras

Conceitos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Sem ordem temos conhecimento, ponha-se a ordem que confere o sentido.

Poema trocado

Poema ordenado

Filosofia trocada

Filosofia ordenada

nesta insignificância, gratuita e desvalida,

ignoram todo o homem, dissolvem-no, e, contudo,
Universo sou eu, com nebulosas e tudo

 Eu sei que as dimensões impiedosos da Vida

 

 

Eu sei que as dimensões impiedosos da Vida
ignoram todo o homem, dissolvem-no, e, contudo,
nesta insignificância, gratuita e desvalida,
Universo sou eu, com nebulosas e tudo

 

 

 

 

 

 

 

 

O que me deu muito mais resultado, parece-me, do que se jamais tivesse me

afastado de meu país e de meus livros. e em

procurar adquirir alguma experiência, tomei um dia a resolução de estudar também a mim

próprio e de empregar todas as forças de meu espírito na escolha dos caminhos que devia

seguir. 

Mas, depois que empreguei alguns anos em estudar assim no livro do mundo,

 

 

 

 

Mas, depois que empreguei alguns anos em estudar assim no livro do mundo, e em

procurar adquirir alguma experiência, tomei um dia a resolução de estudar também a mim

próprio e de empregar todas as forças de meu espírito na escolha dos caminhos que devia

seguir.  O que me deu muito mais resultado, parece-me, do que se jamais tivesse me

afastado de meu país e de meus livros.

Poeta:

Poema

Onde?

 

 

Qual a linha mais forte, a que une os dois textos ou a que os separa?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. Descartes fazia um exercício do qual se gabava muito; a partir de um título de uma obra inferia o conteúdo geral da obra. Escolha 1 título de um poema e um título de um dos capítulos do Discurso (Nas advertências Descartes dá títulos sumários aos capítulos) e tente o mesmo exercício:

Título do poema:

Título do capítulo:

 

 

 

 

5. Para investigar…Escolho um poema que se relaciona com a obra filosófica que estudo.

Poeta. Título. Poema .Explico porquê.

 

 

 

6. Última parte para realizar em casa: Construir um diálogo entre Descartes e um dos poetas escolhidos. Com acesso a outros poemas. (Para juntar em folha anexa e representar)

 

Título:

Poeta escolhido:

Poemas de inspiração:

Tema principal do diálogo:

 

 

 

Nenhum comentário: