domingo, 3 de fevereiro de 2019

Correção do exercício sobre dois textos




TEXTO 1 - Texto de Pappineau


1. Popper considera que o método da ciência não é indutivo porque qualquer observação de um elemento natural já é guiada por uma hipótese teórica e, portanto a teoria vem antes da prática e da experiência. As observações servem para refutar ou corroborar uma hipótese e não para a criar.

2. Porque por mais observações que façamos que confirmem a hipótese nunca poderemos dizer que a hipótese é verdadeira e está provada, pois pode haver uma observação que não foi ainda realizada e que pode refutá-la.

3.  As teorias científicas são hipótese que foram corroboradas pela experiência e observação mas permanecem não como verdades mas como conjeturas que resistiram  aos testes de falsificação.. Qualquer teoria científica é uma conjetura que  ainda não foi refutada e que permanece em aberto como um desafio para os cientistas.

4. Porque apenas uma observação ou experiência pode refutar uma teoria mas inúmeras observações que a confirmam não são suficientes para prova-la porque como tem uma abrangência universal seria impossível fazer todas as experiências porque para prova-la o número de experiências é infinito.

TEXTO 2-Warburton

1. Uma teoria é uma conjetura bem informada que resiste aos testes para ser refutada. O método da ciência não começa com observações e delas retira uma teoria como o método indutivo prevê, mas ao contrário começa com uma hipótese teórica e dela se deduzem consequências que podemos experimentar para ver se  corroboram ou refutam o que pensávamos teoricamente.

2. O método da ciência e a sua forma de progredir é através de conjeturas e refutações.

3. O método consiste em retirar por dedução consequências da hipótese teórica e submete-las a testes que não pretendem provar a verdade da hipótese mas sim ver se é falsa. Se a hipótese resistir aos testes é mantida como teoria corroborada, se não é abandonada e substituída por outra que seja mais apta e não cometa os mesmos erros.

4. Um único caso é suficiente para refutar uma teoria mas inúmeros casos que a confirmem nunca poderão prová-la.

Nenhum comentário: