quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Racionalismo e empirismo


O que é racionalismo?
Para a abordagem racionalista, o conhecimento tem sua fonte na razão, sendo que tal conhecimento é inato e independente das experiências sensoriais. Um exemplo clássico do racionalismo é o estudo da matemática, no qual 1+1 = 2. Ou seja, não são necessárias experiências sensoriais para chegar a esse raciocínio.
Para o racionalismo, o conhecimento inato consiste num conhecimento de ordem superior que dá acesso a uma verdade profunda que vai além do que conhecemos no quotidiano. Na abordagem racionalista, há basicamente 3 caminhos pelos quais os seres humanos chegam ao conhecimento. São eles:


  • Dedução: consiste na aplicação de princípios concretos para se chegar a conclusões.
  • Ideias inatas: de acordo com esse conceito, os seres humanos nascem com verdades essenciais/fundamentais e até mesmo experiências que trazemos de vidas anteriores.
  • Razão: trata-se do uso da lógica na determinação de uma conclusão.
O que é empirismo?
Já de acordo com o empirismo, os conhecimentos dos seres humanos são provenientes da experiência sensorial (relacionada com os sentidos). Desse modo, os únicos tipos de conhecimentos validados pela abordagem empirista são aqueles que podem ser medidos e verificados.
Essa abordagem possui dois princípios básicos, que são:
  • Experiências sensoriais: elas podem ser simples ou complexas, tendo como meio a utilização dos 5 sentidos, que são: visão, audição, olfato, paladar e tato.
  • Indução: a base desse princípio é a de que poucas coisas podem ser conclusivas, sobretudo quando elas não passam pela experiência.
Afinal, qual a diferença entre racionalismo e empirismo?
Para chegarmos a uma conclusão sobre qual a diferença entre racionalismo e empirismo, basta pensarmos que o racionalismo valoriza a razão enquanto que o empirismo valoriza a experiência dos sentidos

Nenhum comentário: