domingo, 28 de janeiro de 2018

MATRIZ PARA O 3ºTESTE DE FILOSOFIA - FEVEREIRO 2018

Foto: Dora Maar


A. Estrutura e Critérios de Avaliação 

Grupo I  - Questões de V e F  ou escolha múltipla 5x10 = 50 Pontos;
Grupo II  Texto com 4 perguntas- 4x25 pontos =100 Pontos; 
(A Resposta tem que ser estruturada. Evidenciar domínio dos conteúdos. Fundamentar bem as afirmações. Não ter erros científicos.)
Grupo III – Três questões de resposta curta. 2x20 +10 pontos = 50 Pontos


B. Conteúdos.
(Apenas 11G)
1. Lógica formal: principais argumentos dedutivos: silogismos, Modus Ponens e Modus Tollens, Condicionais e disjunções. Falácias formais.

(comum)
2. O domínio do discurso argumentativo - a procura de adesão do auditório.
a. Distinção entre Demonstração e Argumentação.
b. A retórica como arte da persuasão: o orador, o discurso e o auditório (Ethos, Logos e Pathos)
c. Principais argumentos informais: Indutivos, por Analogia e de Autoridade qualificada.
d. Principais falácias informais: Petição de princípio, ad verecundiam, ad hominem,ad ignorantiam, bola de neve (reação em cadeia), generalização apressada, boneco de palha, falso dilema.
e.  A crítica de Platão à Retórica. Argumentação de Górgias e de Sócrates. Os sofistas. Contexto e situação política e filosófica.
f. Persuasão e manipulação - os dois usos da retórica.
g. Argumentação, verdade e ser: Os dois usos da argumentação -  retórica e dialética.

(Apenas 11B)
3. O conhecimento e a racionalidade científica e tecnológica.
a. As questões da epistemologia. 
b. Conhecimento a priori e a posteriori
c. Tipos de conhecimento.

d. Em que consiste a descrição fenomenológica do conhecimento

e. A definição clássica de conhecimento: A teoria da Crença Verdadeira e Justificada.
f. Objeções a esta teoria. Os contraexemplos de Gettier.

C. Competências
1. Dominar os conhecimentos exigidos.
2. Compreender as várias teorias e definições. 
3. Expor de forma clara e objetiva o pensamento. 
4. Definir com rigor os conceitos filosóficos. 
5. Usar os conceitos de forma correta.
6. Justificar com razões fortes as afirmações proferidas. 
7. Aplicar corretamente os conhecimentos teóricos em situações diferentes.
8. Escrever com correção.


Nenhum comentário: