quinta-feira, 10 de março de 2016

Correção do teste do 11B - Março de 2016


 Grupo I

Versão A
1.B
2.D
3.A
4.D
5.A
6.C
7.D
8.A
9.C
10.D

VERSÃO B
1.D
2.A
3.B
4.D
5.C
6.D
7.A
8.C
9.D
10.A

Grupo II
 1.   Impressões e ideias são perceções mentais, isto é, constituem todo o conteúdo da mente que podemos conhecer. As primeiras são originais e antecedem as segundas que são cópias feitas mediante a memória das impressões vividas. Podemos ter ideias de objetos nunca antes vividos, se associarmos ideias simples, formando assim ideias complexas como a ideia de vampiro. Podemos também antecipar o prazer ou a dor vividas pela expectativa de as voltarmos a viver. Seja pela memória ou pela imaginação as perceções pensadas, ideias, não são nunca tão fortes e intensas como as vividas, impressões, e sendo que o original é sempre mais forte e perfeito que a cópia, Hume conclui que as impressões são atos originais e que não existem ideias sem na origem estar a impressão interna ou externa equivalente. As impressões podem ser simples ou complexas e podem ser interiores ou exteriores, sendo que as primeiras são vividas pela sensibilidade e as segundas resultam de um sentimento, paixão ou dor vividos interiormente pelo sujeito. As ideias podem ser ainda gerais quando resultam da associação de ideias simples, de acordo com a sua semelhança para a formação dos conceitos, ou as ideias complexas são o fruto da associação de ideias simples através da imaginação.


2. Conhecimento de questões de facto e conhecimento de relação de ideias. O primeiro dá-nos a informação sobre o modo como o mundo é, mas o o conhecimento que daí resulta é contingente e não necessário. As verdades de facto como: "A ponte 25 de Abril situa-se em Lisboa" podem ser negadas sem que esta negação implique contradição,  pois poderia ser de outro modo, não repugna racionalmente que a Ponte não estivesse em Lisboa, essa proposição faz sentido e poderia ainda ser pensada. Assim, todos os conhecimentos de facto que são justificados pela experiência, não são verdades necessárias, ora todas as verdades contingentes são apenas provavelmente verdadeiras. O segundo conhecimento não nos acrescenta nova informação àquela que já está contida nos conceitos ou ideias, por exemplo; " O quadrado tem quatro lados", porque se é um quadrado tem de ter quatro lados, isto é, o predicado faz parte da definição do conceito. Por outro lado este conhecimento é necessário, é sempre verdadeiro e o seu contrário implica uma contradição, é impossível pensar o seu contrário, isto é não tem sentido um quadrado ter mais ou menos que quatro lados.Explicação: Conhecimento de factos é contingente e a sua negação não implica contradição, enquanto que o conhecimento de relação de ideias é necessário e a sua negação implica uma contradição. Explicação: relacionar ideias só necessita de um acordo lógico da razão consigo mesma, é independente dos factos do mundo, logo pode ser um conhecimento necessário visto que está fundado em leis universais e necessárias que são as leis racionais. Quanto ao conhecimento dos factos, necessita da experiência, das impressões e percepções, essa experiência é limitada, visto que o sujeito não pode conhecer todos os factos. A experiência mostra-nos uma realidade em mudança, e a necessidade de alterar crenças, logo ,o conhecimento resultante da experiência, é também contingente, pois poderia ser de outro modo, não podemos ter acesso a verdades necessárias, não é necessário que aconteça assim, há a sempre a possibilidade de mudança, de ser de outro modo.




3. A tese empirista de D. Hume sobre a conexão causal é a seguinte:
                         a) Não há nenhuma impressão de conexão causal; ora se não há impressão também não pode haver ideia, visto qeu, segundo o empirismo não há ideias sem impressões sensíveis.
                         b)   A impressão que temos é da repetição de fenómenos em sucessão no tempo e contiguidade no espaço: “O mesmo objecto é seguido pelo mesmo evento”. Esta repetição de um fenómeno a seguir ao outro leva-nos a estabelecer a crença de que estes andam sempre ligados, isto é, se sucede um, logo a seguir tem de suceder outro.
c)                       Esta crença a que chamamos relação de causa efeito ou conexão causal não está justificada nem empiricamente nem racionalmente, porque “ não há nada que produza qualquer impressão, e consequentemente nada que possa sugerir qualquer ideia de poder ou conexão necessária”, o que temos a impressão é de fenómenos singulares, isolados embora sucedendo-se uns aos outros;  logo não há conhecimento mas um hábito psicológico que é criado pela sucessiva repetição dos fenómenos que se apresentam ligados. Se o conhecimento de causa efeito tem a sua origem na experiência e de modo nenhum é “apriori” (argumento do ser racional que nada soubesse do mundo, jamais poderia ter a noção de causa efeito) então é um conhecimento de facto e é contingente, todavia julgamos e pensamos como uma conexão necessária e, portanto, ultrapassamos a experiência.
d)                             Logo, para concluir não há uma explicação empírica para uma conexão necessária, ela é apenas fruto do costume, um hábito psicológico.




 4. Descartes é um filósofo racionalista. O Racionalismo cartesiano como perspectiva filosófica, fundamenta o conhecimento na razão e na capacidade desta retirar ideias a partir de outras ideias de forma evidente e dedutiva sem recorrer à experiência - ideias inatas. O Modelo de conhecimento verdadeiro para os racionalistas é o modelo matemático porque tem necessidade lógica e validade universal. Descartes é um filósofo racionalista porque defende a possibilidade de um conhecimento “a priori”. O critério da verdade do conhecimento é a evidência das ideias, uma vez que uma ideia é tão clara e distinta que se apresenta inquestionável à razão, essa ideia é verdadeira. Segundo o modelo matemático estas ideias são como axiomas que servem como fundamentos para outros conhecimentos deduzidos a partir delas.O Racionalismo defende que o conhecimento verdadeiro é a priori, isto é , independente da experiência. Poderíamos rejeitar todas as informações que derivam das sensações do mundo, o tacto, o cheiro, a visão dos objectos, restariam as ideias que são formadas pela razão e por ela intuídas e, que não tendo origem na experiência porque não derivam dela, são válidas por si, e tão claras e evidentes à Razão que esta vê, segundo a sua luz natural, que não poderiam ser de outro modo. Os Racionalistas crêem que estas ideias podem ser os princípios (crenças básicas) de todo o conhecimento e que a partir delas, por um raciocínio dedutivo se pode chegar a outros conhecimentos sobre a realidade , que, se dedução for feita correctamente, serão igualmente verdadeiros.
Quanto ao Empirismo rejeita as ideias inatas da Razão, e a noção de conhecimento "a priori" . Defende a tese de que nada existe na mente que não tenha passado antes pelos sentidos, fundamenta-se na noção de que qualquer conceito para ter um significado tem que se referir a uma sensação/impressão qualquer, essas sensações são simples e a mente neste primeiro momento capta apenas as sensações e depois por abstração e generalização forma os conceitos ou ideias, estas não são tão vivas como as sensações ou impressões o que quer dizer que são posteriores a estas. Os empiristas dão o exemplo das crianças que começam por ter sensações e só depois as articulam numa linguagem. O raciocínio que o entendimento faz para chegar ao conhecimento, segundo os empiristas é a indução, por acumulação de experiências que se repetem, generaliza-se para todos os casos e assim se obtém um conhecimento 



Grupo III

1. 1ª Figura Modo AII

2. Falácia da ilícita menor, o termo menor (conjuntos de proposições) ocorre na conclusão distribuído mas não está distribuído na premissa onde ocorre, infringe a regra dos silogismos que proíbe que um termo possa estar distribuído na conclusão e não estar na premissa onde ocorre.

terça-feira, 1 de março de 2016

Matriz da 4ª prova de avaliação 11ºAno Março de 2016


Estrutura: Grupo I- 4x30 Pontos.Perguntas de construção e desenvolvimento
Grupo II: Escolha múltipla: 10x5 Pontos =50 Pontos. 
Grupo III: 2x15 Pontos. Perguntas de resposta breve.

Conteúdos
1. O que é o conhecimento?
a. Quais os tipos de conhecimento. b. Em que consiste a fenomenologia do conhecimento. c. Como se justifica a teoria da Crença Verdadeira e Justificada. d. Em que consiste a teoria da Crença Verdadeira e Justificada. e. Objecções a esta teoria. Os contra-exemplos de Gettier II

2. Duas teoria interpretativas do conhecimento:
2. a. A Teoria racionalista de Descartes. - A dúvida metódica. - As etapas da dúvida - A ideia do cogito como crença auto-justificada - As ideias de Deus corpo e alma - As provas da existência de Deus. - Objecções às provas da existência de Deus: A petição de princípio - A origem do conhecimento: O racionalismo fundacionista de Descartes. Substâncias e ideias. As substâncias divina, pensante e extensa e as ideias inatas, adventícias e fictícias. O conhecimento "apriori" e "a posteriori".Os raciocínios: Intuição e Dedução.Os argumentos cépticos.

2.b. O empirismo de David Hume. - O cepticismo moderado de Hume. - A origem do conhecimento: a experiência. - Impressões e ideias - Conhecimento de questões de facto e relação de ideias. - Verdades necessárias e contingentes. - O pensamento vai além da experiência. - A ideia de causa e efeito não está justificada - O problema da indução - O problema do mundo exterior.

3. Lógica formal: Silogismos - Figuras, Modos e Validade.


Competências:
1. Saber reconhecer as teses e os argumentos de um texto. 2. Compreender as várias teorias. 3. Expor de forma clara e objectiva um pensamento. 4. Definir com rigor os conceitos filosóficos. 5. Usar de forma correcta os conceitos. 6. Justificar com razões fortes as afirmações proferidas. 7. Escrever correctamente.

BOM ESTUDO E DELICIOSAS IDEIAS!!