quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Exercícios de revisões do silogismo


Analisa os seguintes silogismos quanto à validade, modo e figura.
1.
Todos os portugueses são europeus
Todos os portugueses são humanos
Logo, todos os humanos são europeus
 2.
Todos os elefantes são ruminantes
Todos os elefantes são herbívoros
Logo, todos os herbívoros são ruminantes
 3.
Os algarvios são portugueses
Os minhotos são portugueses
Logo, os minhotos são algarvios
4.
Os gatos são mamíferos
Os porcos são mamíferos
Logo, os porcos são gatos
 5.
Todos os hindus são orientais
Alguns homens são hindus
Logo, todos os homens são orientais  
 6.
Nenhum burro é aviador
Nenhum vigarista é burro
Logo, nenhum vigarista é aviador 
7.
Todos os lagartos são répteis
Alguns animais são lagartos
Logo, todos os animais são répteis
 8.
Todos os bancos são confortáveis.
Alguns bancos oferecem juros altos
Logo, todos os juros altos são confortáveis

9. Coloque na forma padrão do silogismo categórico, os seguintes argumentos:

A- Estive a ler alguns livros escritos por Heidegger.

- E então?

- Ao fim de poucas páginas adormeci.

- Acontece, andas com um ar cansado.

- Nada disso. O que eu acho é que os livros de Heidegger não são grandes livros. Se fossem, não provocavam sono e a verdade é que provocam.

B - Agora chama-se famosa à pessoa que é estrela de televisão. Mas eu acho que é errado e simplista, revelador de um baixo nível de exigência
- Para mim, famosos  só são alguns grandes cientistas, pensadores e artistas. As estrelas de televisão, não.

10. Construa um silogismo válido da 2ª Figura cujo termo médio seja “Vertebrado”

Nenhum comentário: