Conteúdos:
1. Ciência e senso comum.
Aspectos em comum e aspectos distintos.
2. O método científico: Método
indutivo e Hipotético-dedutivo.
2.a. Etapas do método.
3. O problema da indução. Crítica ao método indutivo.
3. O problema da indução. Crítica ao método indutivo.
3.Karl Popper: Ciência e construção: A
Verificabilidade das hipóteses.
4.a. O problema da demarcação entre ciência e não-ciência.
4.a. O problema da demarcação entre ciência e não-ciência.
4.b. Crítica ao critério de
Verificabilidade. Proposta do falsificacionismo.
4.c. A noção de: Conjetura e refutação.
4. O racionalismo cartesiano.
4.c. A noção de: Conjetura e refutação.
4. O racionalismo cartesiano.
4.a. Como Descartes ultrapassa o ceticismo.
4.b. O método: etapas e finalidade.
4.c. O cogito e as provas da existência de Deus.
4.d. Objeções à filosofia cartesiana.
5. David Hume: O Empirismo e o ceticismo moderado
4.b. O método: etapas e finalidade.
4.c. O cogito e as provas da existência de Deus.
4.d. Objeções à filosofia cartesiana.
5. David Hume: O Empirismo e o ceticismo moderado
5.a.Impressões e ideias; a origem do conhecimento
5.b. Conhecimento de relação de ideias e questões de facto.
5.b. Conhecimento de relação de ideias e questões de facto.
5.c. O problema da causalidade.
5.d. A crítica à indução.
5.e. O problema cetico: a impossibilidade de fundamentar racionalmente o conhecimento
5.d. A crítica à indução.
5.e. O problema cetico: a impossibilidade de fundamentar racionalmente o conhecimento
Competências:
- Esclarecer os problemas: sobre a definição de conhecimento científico; sobre a indução; sobre o critério de demarcação; sobre a objectividade científica e sobre a forma como evolui a ciência.
- Compreender as teorias
- Saber formular os problemas.
- Relacionar teorias.
- Organizar correctamente os argumentos.
-Dominar conteúdos
Critérios
de correcção:
-
apresentar os conteúdos considerados relevantes de forma completa
-
apresentar esses conteúdos de forma clara, articulada e coerente;
-
evidenciar uma utilização adequada da terminologia filosófica;
- evidenciar a interpretação adequada dos documentos apresentados
- evidenciar a interpretação adequada dos documentos apresentados
Estrutura:
Prova para 90m
Textos. Referência aos textos.
Quatro perguntas de construção/desenvolvimento.
4x30 =120 Pontos
Dez perguntas de selecção:
Escolha múltipla. 10x5=50 Pontos
1 Ensaio crítico sobre um tema dado. (Com tomada de posição, argumentos a favor e contra, resposta aos argumentos contra)
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