terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Matriz para o Teste de Filosofia de Fevereiro de 2017


Estrutura e Critérios de Avaliação 
Grupo I  - Questões de V e F  ou escolha múltipla 5x10 = 50 Pontos; 
Grupo II  Texto com 4 perguntas- 3x30 +20= 110 Pontos; 
(A Resposta tem que ser estruturada. Evidenciar domínio dos conteúdos. Não ter erros científicos.)
Grupo III - Questão de desenvolvimento. 40 Pontos Correcção escrita. Capacidade de exposição lógica. Ideias claras. Domínio dos conteúdos. (A filosofia cartesiana ou a filosofia de David Hume)


Conteúdos
1. O domínio do discurso argumentativo - a procura de adesão do auditório.
a. Distinção Demonstração e Argumentação.
b. A retórica como arte da persuasão: o orador, o discurso e o auditório (Ethos, Logos e Pathos)
c. Principais argumentos informais: Indutivos, por Analogia e de autoridade qualificada.
d. Principais falácias informais: Petição de princípio, ad verecundiam, ad hominem,ad ignorantiam, bola de neve (reação em cadeia), generalização apressada, boneco de palha, falso dilema.
e.  A crítica de Platão à Retórica. Argumentação de Górgias e de Sócrates. Os sofistas. Contexto e situação política e filosófica.
f. Persuasão e manipulação - os dois usos da retórica.
3. O conhecimento e a racionalidade científica e tecnológica.
a. As questões da epistemologia. 
b. Conhecimento "a priori" e "a posteriori"
c. Tipos de conhecimento.
d. Em que consiste a descrição fenomenológica do conhecimento
e. A definição clássica de conhecimento: A teoria da Crença Verdadeira e Justificada.
f. Objecções a esta teoria. Os contra-exemplos de Gettier (opcional)
4. Teorias explicativas do conhecimento.
A. O racionalismo inatista de Descartes 
O contexto da época: conflito entre duas formas de conhecimento.
O ceticismo da época. Argumentos.
A dúvida metódica: etapas e natureza da dúvida cartesiana.
A primeira verdade "Penso, logo existo"
A existência de ideias inatas. As três ideias inatas: Cogito; alma distinta do corpo e Deus.
A unidade do conhecimento humano. A inspiração matemática
A dúvida metódica. (natureza e etapas)
As provas da existência de Deus.
B. O empirismo de David Hume
A origem das ideias.
A relação de causa-efeito.
O conhecimento de relação de ideias e questões de facto.

Conclusão.
Competências:
1. Dominar os conhecimentos exigidos.

2. Compreender as várias teorias. 
3. Expor de forma clara e objectiva o pensamento. 
4. Definir com rigor os conceitos filosóficos. 
5. Usar de forma correcta os conceitos. 
6. Justificar com razões fortes as afirmações proferidas. 
7. Escrever correctamente. 

BOM ESTUDO E BOAS IDEIAS!!

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