segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Correção do TPC 11E



FICHA 2 - SOBRE O CONHECIMENTO COMO DEFINIÇÃO TRIPARTIDA:

1. Segundo a teoria tripartida, para definir o conhecimento há três condições que têm de ser satisfeitas, são elas:


a. S acredita que P – S tem uma crença
b. P é verdadeira – Esta crença é verdadeira
c. P tem de estar justificada.

2. Explique porque é que cada uma delas é necessária para o conhecimento.


Porque seria contraditório afirmar que S sabe que P, e ao mesmo tempo não acredita no que sabe. Exemplo: Sei que o mar tem ondas, mas não acredito nisso. Portanto saber P, implica uma crença, S acredita em P. Também é necessário que essa crença seja verdadeira, porque o conhecimento não depende da convicção com que o sujeito acredita em P (sendo P uma qualquer proposição) P tem que ser do mesmo modo como S acredita, o conhecimento é factivo, por outro lado, se esta crença em P não tem qualquer justificação, boas razões para acreditar que p é verdadeira, então também não há conhecimento, há apenas um palpite, uma suposição ao acaso.


3. Explique porque cada uma das condições por si não é suficiente para o conhecimento.

 

Nem todas as crenças são conhecimento, logo, não basta ter uma crença qualquer como por exemplo “Acredito que existem Extraterrestres”, mas não posso saber se essa crença é verdadeira. Também não é suficiente ter uma crença verdadeira para ter conhecimento porque é por mero acaso, e o conhecimento não pode ser por acaso, e por outro lado não é suficiente ter uma boa justificação, podemos ter boas justificações para acreditar em falsidades, depende dos nossos estados cognitivos. Aristóteles tinha razões para acreditar que a Terra era plana, e a Terra não é plana.

4. Todas as justificações são igualmente fiáveis?
 
Não, podemos ter justificações que julgamos fiáveis mas que não são, devido ao nosso estado cognitivo não permitir encontrar melhores justificações.


5. Poderemos ter uma boa justificação para uma crença falsa e não sabemos que a crença é falsa? Dê um exemplo.


Durante anos acreditou-se que a lobotomia era a cura para as doenças mentais. Havia estudos que o legitimavam. Hoje essa prática foi desconsiderada por novos conhecimentos que provaram que a teoria que a explicava era falsa.



6. O contrário também se verifica? Poderemos não ter razões para acreditar numa crença verdadeira? Como? Dê um exemplo. 



Pode ser verdade que existem espíritos, mas não há boas razões para acreditar nisso.

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