11ºANO – OBJECTO DE
ESTUDO: LÓGICA.
4 de Outubro 2012 –
Turmas: A, E e F
Professora Helena
Serrão
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I
{ Cotação: a) 10;
b) 30; c) 30 d)30}
1. Leia o texto com
atenção e destaque:
a) Três conceitos/
termos
b) Três frases que são
proposições categóricas.
c) Coloque as três
proposições na forma canónica.
d) Dois argumentos
dedutivos.
“A
mente que se habituou à liberdade e à imparcialidade da contemplação filosófica
conservará alguma desta mesma liberdade e imparcialidade no mundo da acção e da
emoção. Encarará os seus propósitos e desejos como partes do todo, com a falta
de persistência que resulta de os ver como fragmentos minúsculos num mundo no
qual nada mais é afectado por qualquer acção humana. A imparcialidade que, na
contemplação, é o desejo puro da verdade, é a mesma qualidade da mente que, na
acção, é a justiça e na emoção é o amor universal que pode ser dado a tudo e
não apenas aos que consideramos úteis ou dignos de admiração. Por conseguinte,
a contemplação alarga não apenas os objectos dos nossos pensamentos, mas também
os objectos das nossas acções e das nossas afecções; faz-nos cidadãos do
universo e não apenas de uma cidade murada em guerra com tudo o resto. A
verdadeira liberdade humana e a sua libertação da sujeição a esperanças e
temores mesquinhos consiste nesta cidadania do universo. Assim, resumindo a
nossa discussão sobre o valor da filosofia, a filosofia deve ser estudada, não
por causa de quaisquer respostas exactas às suas questões, uma vez que, em
regra, não é possível saber que alguma resposta exacta é verdadeira, mas antes
por causa das próprias questões; porque estas questões alargam a nossa
concepção do que é possível, enriquecem a nossa imaginação intelectual e
diminuem a certeza dogmática que fecha a mente à especulação; mas acima de tudo
porque, devido à grandeza do universo que a filosofia contempla, a mente também
se eleva e se torna capaz da união com o universo que constitui o seu mais alto
bem."
Bertrand Russell, Os Problemas da Filosofia, Oxford University Press, Oxford,
2001
II
Responda de forma breve às seguintes
questões:
- Poderá um argumento ser válido com premissas falsas? Porquê? (20)
2. Distinga verdade e validade.
(20)
3. Estabeleça um conteúdo para a
seguinte forma lógica:(20)
Se A então B
Não B
Logo Não A
- Quais os argumentos com forma lógica? Porquê? (20)
5. O que se entende por Lógica?
(20)
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