1. Saber formular problemas sobre as questões relativas ao conhecimento.
2. Saber interpretar logicamente textos filosóficos.
3. Retirar consequências teóricas de exemplos.
4. Redigir uma pequena dissertação argumentativa.
5. Dominar conteúdos com clareza e objectividade.
1. Demontração e argumentação -logica formal e informal.
2. Retórica e democracia.b. O bom e o mau uso da Retórica -argumentação e manipulação
c. O discurso político e o publicitário -elementos de persuasão
d. Os elementos constituintes da Retórica- "Ethos", "Pathos" e "Logos"
3. Filosofia e Retórica
a. Sócrates/Platão e os Sofistas
b. Os argumentos de Sócrates/Platão contra a Retórica
c. Os argumentos de Górgias a favor da Retórica
4. Estrutura do acto de conhecer
a. A relação estrutural entre o sujeito e o objecto.
b. Tipos de conhecimento.
c. Definição tripartida de conhecimento
d. Condições necessárias e suficientes do conhecimento
e. Objecções à teoria tripartida -Contra exemplos de Gettier
f. Fontes de conhecimento: "a priori " e "a posteriori"
g. Conhecimento primitivo e derivado.
5. Análise comparativa de duas teorias explicativas do conhecimento.
a. O problema da origem do conhecimento:
b. Racionalismo fundacionista de R. Descartes e o Empirismo céptico de D. Hume
CRITÉRIOS DE CORRECÇÃO
1. Domínio dos conteúdos
2. Expressão clara e correcta
3. Capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos.
4. Capacidade de estabelecer relações oportunas entre os conteúdos.
5. Objectividade e rigor.
6. Técnica de análise lógica do texto.
ESTRUTURA DA PROVA e COTAÇÕES
Grupo I - 4 x 20 Pontos + 1x25 Pontos = 105 Pontos
Grupo II - 10 perguntas de V/F 10x4 = 40 Pontos
1 Pergunta de justificação. 15 Pontos
Grupo III
Pergunta de desenvolvimento com opção de tema: 40 Pontos
BOM ESTUDO E BOA SORTE!!
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