quarta-feira, 4 de março de 2020

MATRIZ




Matriz para o primeiro teste 
2º semestre
ESTRUTURA
Grupo I - 10 perguntas de seleção: Escolha múltipla. 10x5=50 Pontos
Grupo II - Cinco perguntas de construção. 5x30 =150 Pontos 
Perguntas de construção: Compreensão do texto; aplicação dos conceitos apresentados no texto adequando-os à pergunta; discurso organizado; apresentação dos conteúdos  de forma correta; explicação dos conteúdos.
Tempo de Prova: 90 minutos
MATÉRIA
TEORIA DO CONHECIMENTO DE HUME - EMPIRISMO
1.       Conteúdos
a.       Impressões e ideias
b.       Questões de facto e relação de ideias
c.       O problema da possibilidade do conhecimento:
                                                   i.      Cepticismo – radical e moderado
d.       O problema da causalidade e da indução
e.       Críticas à filosofia de Hume.
2.       Objetivos
a.       Definir os principais conceitos usados por Hume relativamente ao conhecimento
b.       Compreender os problemas da causalidade e da indução como problemas epistémicos.
c.       Analisar as principais teses de Hume 

SABER COMUM VS SABER CIENTÍFICO
1.       Conteúdos
a.       Saber Comum
b.       Saber Científico
2.       Objetivos
a.       Definir cada tipo de saberes
b.       Distinguir os dois tipos de saber

DEMARCAÇÃO DA CIÊNCIA
1.       Conteúdos
a.       Verificacionismo
b.       Falsificacionismo
2.       Objetivos
a.       Definir cada tipo de demarcação
b.       Distinguir ambos

MÉTODOS CIENTÍFICOS
1.       Conteúdos
a.       Método indutivo
b.       Método hipotético-dedutivo
c.       Conjeturas e Refutações
2.       Objetivos
a.       Definir cada método
b.       Descrever cada método
c.       Distinguir cada método (quanto ao seu início e quanto ao fim)

A PROPOSTA DA FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS DE POPPER
1.       Conteúdos
a.       Teoria de Popper - conjeturas, refutações, falsificacionismo 
b.       Críticas ao indutivismo
c.       Críticas à teoria de Popper
2.       Objetivos
a.       Esclarecer o significado da proposição: "a ciência progride por conjecturas e refutações"
b.       Explicar os dois critérios de demarcação: verificacionismo e falsificacionismo.
c.       Identificar os teses científicas e pseudocientíficas.
d.       Distinguir o critério Falsificacionista do Verificacionista

A PROPOSTA DA FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS DE  THOMAS KUHN.
1.       Conteúdos 
a.       Teoria de Kuhn - Paradigmas, Enigmas, Anomalias, Crise, Ciência Normal, Ciência Extraordinária, Incomensurabilidade
b.       Críticas à teoria de Kuhn
2.       Objetivos 
a.       Definir Paradigmas e identificar a sua importância.
b.       Apresentar os critérios de escolha de uma teoria científica. 
c.       Explicar o processo de alteração de paradigma
d.       Justificar a noção de incomensurabilidade dos paradigmas.

A RACIONALIDADE CIENTÍFICA. A QUESTÃO DA OBJETIVIDADE. 
1.       Conteúdos
a.       Objetividade e evolução da ciência para Popper e Kuhn
2.       Objetivos
a.       Contrastar as duas posições sobre a objetividade da ciência.
b.       Problematizar a evolução da ciência.
c.       Tomar uma posição crítica em relação ao problema e argumentar a favor de uma das posições.
Competências
1.       Explicar os conhecimentos exigidos.
2.       Compreender as várias regras e aplicá-las de forma correta.
3.       Analisar as perguntas e os textos apresentados.
4.       Expor de forma clara e objetiva o pensamento.
5.       Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.
6.    Criticar as teorias dos autores.
7.   Argumentar a favor ou contra
8.    Problematizar os conteúdos.


Critérios de correção
1.       Apresentar os conteúdos considerados relevantes de forma completa
2.       Apresentar esses conteúdos de forma clara, articulada e coerente;
3.       Evidenciar uma utilização adequada da terminologia filosófica;
4.       Evidenciar uma interpretação adequada dos documentos apresentados
5.       Evidenciar capacidade de argumentação e de crítica.

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