quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Matriz para o 1º teste de 11ºAno. 8 NOVEMBRO 2024



Conteúdos e Competências

1. O conhecimento e a racionalidade científica e tecnológica.

a. A epistemologia. (Definir e problematizar)
b. Os vários tipos de conhecimento: Proposicional, por contacto e de aptidão. (Distinguir, caracterizar e exemplificar)
d. A definição tripartida de conhecimento: O conhecimento é uma Crença Verdadeira e Justificada. Argumentar, Problematizar, Aplicar. Identificar.
e. Objeções a esta teoria. Os contraexemplos de Gettier. (Argumentar, Problematizar, Exemplificar)
 f. Teorias da justificação: Fundacionalismo, coerentismo e fiabilismo. (Problematizar, Explicar, Distinguir)
g. Conhecimento a priori e a posteriori. ( Identificar, Relacionar. Explicar)
h. A questão da origem do conhecimento: Racionalismo e empirismo. (Discutir, Argumentar)
i. A questão da possibilidade do conhecimento: Ceticismo e dogmatismo.(Discutir, Argumentar)
j. Os argumentos céticos. (Explicitar, Criticar)
 
2. Uma teoria explicativa sobre o conhecimento: O racionalismo de René Descartes

a. O problema do conhecimento verdadeiro/fundamentado. (Contextualizar/Problematizar)
b. O método da dúvida. (Fundamentar, Examinar)
c. Etapas da dúvida. (Argumentar, Explicitar, Inferir)
d. Características da dúvida cartesiana.(Caracterizar, Apresentar)
e. O cogito como critério de verdade. Clareza e distinção. (Argumentar, Fundamentar, Relacionar)
f. O racionalismo cartesiano. A importância das ideias inatas.(Equacionar, Fundamentar)
g. A superação do ceticismo. As crenças básicas que se autojustificam. (Explicitar, Justificar)
h) A superação do solipsismo do cogito: A existência de Deus.
i) Os argumentos qe visam provar a existência de Deus ( Explicar, Argumentar, Problematizar);
j) Deus como garantia da verdade e da objetividade das ideias ( Fundamentar, Argumentar,
Problematizar):
l) A distinção das ideias. inatas, adventícias e fictícias (Distinguir, Definir)


Estrutura e cotações 

este elemento de avaliação é constituído por dois testes, o primeiro teste visa avaliar a competência de Conceptualização e o segundo teste avalia as competências de Problematização e Argumentação. Cada teste tem cotação de 0 a 20 valores.
TESTE 1 - CONCEPTUALIZAÇÃO - 
10x10 perguntas de escolha múltipla=100 Pontos +
2 perguntas de análise de conceitos (100 Pontos) = TOTAL - 200 Pontos

TESTE 2- ARGUMENTAÇÃO/PROBLEMATIZAÇÃO -   Perguntas que exigem fundamentação (5x40) = 200 Pontos

Competência transversal: COMUNICAÇÃO -Correção escrita
 

Competências Gerais 

Grupo 1 - CONCEPTUALIZAÇÃO
Identifica os conceitos e teorias.
Relaciona conceitos
Reconhece exemplos
Sabe definir conceitos e teorias.
Aplica corretamente a informação a novos problemas.

Grupo 2 ARGUMENTAÇÃO PROBLEMATIZAÇÃO
Explica com clareza os argumentos das teorias estudadas.
Formula corretamente os seus próprios argumentos
Justifica as afirmações  que utiliza.
Relaciona ideias de forma coerente.
Interpreta corretamente os textos.
Infere corretamente consequências a partir de uma frase ou de um texto.
Recorre a bons exemplos para demonstrar o que afirma.
Enuncia corretamente os problemas de um texto ou de  uma teoria,
Compreende o problema apresentado.





 

Nenhum comentário: