quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Matriz para o 2ºTeste Sumativo - Novembro 2017


Competências
·                  Construir argumentos formais.
·                  Saber aplicar as regras de validade.
·                  Identificar as principais falácias formais.
·                  Distinguir demonstração e argumentação.
·                  Compreender as regras dos argumentos informais.
·                  Identificar argumentos indutivos, por analogia e de autoridade qualificada.
·                  Aplicar as condições de validade destes argumentos a argumentos dados.
·                  Compreender as principais falácias informais.
·                  Compreender o âmbito de estudo da retórica.
·                  Definir os dois usos da retórica persuasão e manipulação
·                  Explanar os elementos constitutivos do discurso persuasivo: Ethos, Pathos e Logos
            Elaborar um pequeno ensaio argumentativo.

Conteúdos
Racionalidade Argumentativa e Filosofia.
1. Argumentação e lógica formal

1.1. Formas de inferência válida.
Silogismos
Argumentos condicionais, Ponens e Tollens e disjuntivos
1.2. Principais falácias formais

2. Argumentação e retórica.

2.1 O domínio do discurso argumentativo e a procura de adesão do auditório. Demonstração e argumentação.
2.2. O discurso argumentativo: principais tipos de argumentos  informais.
2.2.1. Indução; Argumento de Autoridade; Analogia
2.2.2 Falácias que decorrem dos próprios argumentos informais.
2.3.Principais tipos de falácias informais.
2.3.1. Ad hominem; Ad misericordiam; Apelo à Ignorância; Apelo à Força; Falso Dilema e Petição de Princípio; Bola de Neve; Espantalho. 

3. Argumentação e Filosofia.
3.1. Persuasão e manipulação ou os dois usos da retórica. (opcional)
3.2. Elementos constitutivos da Retórica. (Ethos/Pathos, Logos)
Estrutura e cotações
Todas as questões são de resposta obrigatória

     Grupo I
50 Pontos
Questões de escolha múltipla

Grupo II
 120 Pontos
(Seis questões de resposta objetiva)

Grupo III

30 Pontos

Ensaio argumentativo



Critérios de correção



Domínio dos conceitos; Domínio dos conteúdos; Expressão clara e correta; Capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos ; Originalidade e coerência nos argumentos apresentados; Capacidade de estabelecer relações oportunas entre os conteúdos; Objetividade e rigor; Técnica de análise de texto.


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