“Não resta dúvida de que todo
o nosso conhecimento começa pela experiência; efetivamente, que outra coisa
poderia despertar e por em ação a nossa capacidade de conhecer senão os objetos
que afetam os nossos sentidos e que, por um lado, originam por si mesmos as
representações e, por outro lado, põem em movimento a nossa faculdade
intelectual e levam-na a compará-las, ligá-las ou separá-las, transformando
assim a matéria bruta das impressões sensíveis num conhecimento que se denomina
experiência? Assim, na ordem do tempo, nenhum conhecimento precede em
nós a experiência e é com esta que todo o conhecimento tem o seu início.
TESE: Se, porém, todo o conhecimento se
inicia com a experiência, isso não prova que todo ele derive da
experiência. Pois bem
poderia o nosso próprio conhecimento por experiência ser um composto do que
recebemos através das impressões sensíveis e daquilo que a nossa própria
capacidade de conhecer (apenas posta em ação por impressões sensíveis) produz
por si mesma, acréscimo esse que não distinguimos dessa matéria-prima, enquanto
a nossa atenção não despertar por um longo exercício que nos torne aptos a
separá-los.
Há pois, pelo menos, uma
questão que carece de um estudo mais atento e que não se resolve à primeira
vista; vem a ser esta: PROBLEMA: se haverá um conhecimento assim, independente da experiencia
e de todas as impressões dos sentidos. Denomina-se a priori esse
conhecimento e distingue-se do empírico, cuja origem é a posteriori, ou
seja, na experiência”.
CONCEITOS: Experiência; Conhecimento a
priori; Conhecimento a posteriori;
KANT, IMMANUEL, Crítica da Razão Pura
1. Indique a tese principal
do texto bem como o problema e os
conceitos.
2. Formule a sua opinião
acerca do problema colocado por Kant.
3. Exemplifique 2 proposições
que revelem conhecimento a priori e
duas proposições que revelem conhecimento a
posteriori.
EXEMPLOS:
“O triângulo tem três lados.” →Conhecimento a
priori
“O Sol nasce todos os dias.” →Conhecimento
a posteriori.
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