Antes de discutirmos se temos ou não conhecimento, temos de tornar claro o que é o conhecimento. Podemos falar de conhecimento em três sentidos diferentes, mas apenas um nos vai interessar.
Considerem-se as seguintes afirmações acerca de um sujeito, ao qual chamarei S:
1. S sabe andar de bicicleta.
2. S conhece o Presidente dos EUA.
3. S sabe que a Serra da Estrela fica em Portugal.
Chamo conhecimento proposicional ao
tipo de conhecimento apresentado em 3. Note-se que o objecto do verbo
em 3 é uma proposição — uma coisa que é verdadeira ou falsa. Existe uma
proposição — a Serra da Estrela fica em Portugal — e S sabe que essa proposição é verdadeira.
As frases 1 e 2
não têm esta estrutura. O objecto do verbo em 2 não é uma proposição,
mas uma pessoa. O mesmo aconteceria se disséssemos que S conhece Lisboa. Uma frase como 2 diz que S está ou esteve na presença de uma pessoa, de um lugar ou de uma coisa. Por isso dizemos que 2 corresponde a um caso de conhecimento por contacto.
Existe alguma ligação entre estes dois tipos de conhecimento? Possivelmente, para que S conheça o Presidente dos Estados Unidos, terá de ter conhecimento proposicional acerca dele. Mas qual? Para que S conheça
o Presidente terá de saber em que Estado ele nasceu? Isso não parece
essencial. E o mesmo parece acontecer relativamente a todos os outros
factos acerca dele: não parece haver qualquer proposição específica que
seja necessário saber para se possa dizer que se conhece o Presidente.
Conhecer uma pessoa implica, isso sim, ter um tipo qualquer de contacto
directo com ela.
Chamemos ao tipo de conhecimento exemplificado em 1 conhecimento de aptidões. Que
significa dizer que se sabe fazer alguma coisa? Penso que isto tem
pouco a ver com o conhecimento proposicional. Uma pessoa pode saber
andar de bicicleta aos cinco anos, e para isso não precisa de saber
qualquer proposição acerca desse facto. O contrário também pode
acontecer: uma pessoa pode ter muito conhecimento proposicional acerca
de um assunto — de pintura, por exemplo — , e não ter qualquer conhecimento de aptidões a esse respeito.
Vamos aqui abordar apenas o conhecimento proposicional. Queremos saber o que é necessário para que um indivíduo S saiba que p, sendo p uma
proposição qualquer — como a de que a Serra da Estrela fica em
Portugal. Daqui em diante, quando falarmos de conhecimento, estaremos
sempre a referir-nos ao conhecimento proposicional.
(…)
Elliott Sober
Exercícios:
Distinga os tipos de conhecimento expressos nas seguintes proposições:
1. Eu conheço o George Michael.
2. Sei andar de bicicleta.
3. Sei que a massa tem 10m de cozedura.
4. Sei que Montreal fica no Canadá.
5. Conheço a música de Amália Rodrigues.
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