Miró
A. Estrutura e Cotações
A prova destina-se a avaliar duas competências básicas: Conceptualizar e Argumentar/ Problematizar. A competência transversal é a comunicação/correção escrita.
Está dividida em dois testes de acordo com cada competência. Cada grupo tem uma pontuação de 0 a 20 valores.
Teste 1: CONCEPTUALIZAR
Grupo I: 10 Perguntas de escolha múltipla (10x15= 150 Pontos)
Grupo II: 2 Perguntas de definições de conceitos (25+25= 50 Pontos).
TOTAL: 200 Pontos
Teste 2: ARGUMENTAR/PROBLEMATIZAR
Grupo III: Inclui um texto com 3 perguntas de interpretação. Todas as perguntas implicam justificação. (3x40 = 120 Pontos)
Grupo IV: Pergunta de desenvolvimento. (1x80 = 80 Pontos)
TOTAL: 200 Pontos
B. Competências relativas aos conteúdos:
1. Filosofia da Arte
Formular o problema da definição de arte, justificando a sua pertinência filosófica.
Problematizar a definição de arte.
Identificar as possíveis respostas ao problema da definição da arte.
Distinguir teorias essencialistas e não essencialistas.
Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos das teorias representacionista, formalista, expressivista, institucional e histórico-intencional.
Analisar criticamente as teorias representacionista, formalista, expressivista, institucional e histórico-intencional.
Conceitos: arte; teorias essencialistas; teoria representacionista; teoria expressivista; teoria formalista; forma significante; emoção estética; teorias não essencialistas; teoria institucional; artefacto; mundo da arte; público; obra de arte; sistema do mundo da arte; teoria histórico-intencional.
2. Filosofia da Religião
Definir os conceitos principais da Filosofia da Religião.
Esclarecer a noção de Deus teísta.
Distinguir argumento a priori e argumento a posteriori sobre a existência de Deus.
Identificar os argumentos a priori e a posteriori a favor da existência de Deus.
Clarificar os argumentos a favor da existência de Deus - argumento ontológico de Santo Anselmo, argumento cosmológico e argumento teleológico de São Tomás de Aquino.
Reconhecer a versão cartesiana do argumento ontológico.
Reconhecer a versão de William Paley do argumento teleológico.
Avaliar criticamente os argumentos a favor da existência de Deus.
Reconstruir o argumento de Pascal sobre o benefício da crença em Deus.
Avaliar criticamente o fideísmo de Pascal.
Expor a argumentação de Leibniz como resposta ao argumento do mal.
Avaliar criticamente a resposta de Leibniz ao argumento do mal.
Conceitos: religião; filosofia da religião; teologia; fé; experiência religiosa; fideísmo; agnosticismo; ateísmo; panteísmo; argumento a priori; argumento a posteriori; argumento ontológico; argumento cosmológico; regressão infinita; causalidade; causa primeira; argumento teleológico; aposta de Pascal; razão prudencial; teodiceia; melhor dos mundos possíveis.
C. Competências gerais:
- Argumentar a favor da sua posição.
- Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.
- Relacionar as teorias filosóficas estudadas.
- Aplicar as teorias filosóficas estudadas a situações concretas.
- Elaborar respostas bem articuladas.
- Avaliar criticamente as teorias e argumentos estudados.
- Problematizar as teorias estudadas.
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