Data do teste: 21 de março de 2023
Disciplina: Filosofia
Unidade: O estatuto do Conhecimento Científico
Professores: Helena Serrão e César Miguel Ribeiro
Estrutura e Cotações
A prova visa avaliar duas competências: Conceptualização e Argumentação/Problematização. A competência transversal é a comunicação/correção escrita. A prova é constituída por dois testes, em função de cada competência. Cada grupo tem uma pontuação de 0 a 20 valores.
Teste 1: CONCEPTUALIZAÇÃO
Grupo I: 10 Perguntas de escolha múltipla (10 x 15 = 150 Pontos).
Grupo II: 2 Perguntas de definições de conceitos (25 + 25 = 50 Pontos).
TOTAL 200 Pontos.
Teste 2: ARGUMENTAÇÃO/PROBLEMATIZAÇÃO:
Um grupo com cinco perguntas.
Destas cinco perguntas, duas incluem textos.
Todas as perguntas implicam justificação.
2 x 20 = 40 pontos + 4 x 40 = 160 Pontos – TOTAL 200 pontos
Competências a avaliar relativas aos conteúdos da Unidade em geral:
Caracterizar senso comum.
Caracterizar conhecimento científico.
Distinguir senso comum de conhecimento científico.
Identificar etapas do método indutivo.
Identificar etapas do método hipotético-dedutivo.
Formular o problema da demarcação científica.
Comparar os critérios de demarcação verificacionista e falsificacionista e enunciar as respetivas objeções.
Relacionar a posição de Popper e de Kuhn quanto ao problema da evolução e da objetividade científica.
Problematizar estas duas teorias epistemológicas.
Fundamentar uma posição crítica em relação às duas teorias,
Competências a avaliar relativas aos conteúdos sobre a perspetiva de Popper:
Explicar o método das Conjeturas e Refutações.
Relacionar a noção de “verosimilhança” e “verdade”.
Esclarecer o que se entende por “hipótese científica”.
Definir Conjetura.
Explicitar a noção de teoria corroborada.
Competências a avaliar relativas aos conteúdos sobre a perspetiva de Kuhn:
Identificar etapas do desenvolvimento da ciência.
Caracterizar as diferentes etapas do desenvolvimento da ciência para Kuhn
Definir paradigma.
Explicitar a tese da incomensurabilidade de paradigmas.
Distinguir o processo cumulativo de não cumulativo de conhecimentos.
Competências gerais:
- Compreender, em linhas gerais, a história da ciência e os métodos científicos.
- Definir os conceitos nucleares da unidade sobre o estatuto do conhecimento científico.
- Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.
- Relacionar as perspetivas estudadas sobre a ciência.
- Distinguir as perspetivas estudadas sobre a ciência.
- Elaborar respostas bem articuladas.
- Justificar as respostas dadas.
- Saber interpretar um texto.
- Saber comentar uma frase aplicando os conhecimentos obtidos.
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