Estrutura
Prova para 90m
CONCETUALIZAÇÃO: Grupo 1 - 10 perguntas de seleção: Escolha múltipla. 10x20=200
Pontos
ARGUMENTAÇÃO: Grupo 2 – 2x50 +100= 200 pontos
1 Ensaio crítico (mínimo 20 linhas) para desenvolvimento de um tema à escolha
entre 3 temas/problemas -100 Pontos
Estrutura: Esclarecer o problema; Mostrar as posições filosóficas sobre o
problema; Articular os seus argumentos e contra argumentos; Escolher uma
posição; fundamentar a sua posição.
PROBLEMATIZAÇÃO: Grupo 3 - Três perguntas de construção. 2x70+60 Pontos
Texto. Referência ao texto. Interpretação de texto.
Conteúdos/Competências específicas:
1.Relacionar
e distinguir a ciência e senso comum. Aspetos em comum e aspetos distintos.
2. Descrever
as etapas do método científico: método indutivo e hipotético/dedutivo.
3. Compreender
a importância do método para a credibilidade da ciência.
4. A proposta da filosofia das ciências de Popper: O falsificacionismo.
a) Expor as objeções de Karl Popper e David Hume ao método indutivo.
b) Explicar
os dois critérios para demarcar ciência e pseudociência: verificacionismo e
falsificacionismo.
c) Aplicar este critério a enunciados diversos.
d) A proposta falsificacionista como critério de
demarcação.
e) Esclarecer o método das conjeturas e refutações.
5. A racionalidade científica. A questão da objetividade.
a) Contrastar duas posições (de Popper e Kuhn) sobre a
objetividade da ciência.
b) Problematizar
a evolução contínua ou descontínua da ciência utilizando as teorias de Popper e
Kuhn.
c) Tomar
uma posição crítica em relação ao problema e argumentar a favor de uma das
posições.
6. A proposta da filosofia das ciências de Thomas Kuhn.
a) Definir Paradigma.
b) Apresentar
os critérios de escolha de uma teoria científica.
c) Demonstrar
o procedimento habitual da ciência: Paradigma 1; Ciência normal; Enigma;
Anomalia; Crise; Ciência Extraordinária; Revolução científica; Paradigma 2
d) Justificar
a noção de incomensurabilidade dos paradigmas.
7. Teorias sobre a Arte.
a) Compreender
as teses e vantagens de cada uma das teorias sobre a Arte: Teoria da
Imitação/Representação; Teoria da Expressão; Teoria Formalista ou da Forma
significante, teoria histórica e teoria institucional.
b) Expor
os argumentos em que se fundamentam.
c)
Contrapor objeções/limites a cada uma das teorias.
d) Exemplificar
com obras de arte para ilustrar a argumentação.
e)
Interpretar/avaliar uma obra segundo um destes critérios.
f) Avaliar, com argumentos, a melhor teoria.
Critérios de correção:
Apresentar
os conteúdos considerados relevantes de forma completa
Apresentar
esses conteúdos de forma clara, articulada e coerente;
Evidenciar
uma utilização adequada da terminologia filosófica;
Evidenciar
a interpretação adequada dos documentos apresentados
Evidenciar
capacidade de argumentação e de crítica.
Capacidade
para contrapor razões e extrair conclusões.
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