Tempo: 45 min.
Conteúdos:
Estatuto do Conhecimento Científico
1.1. Conhecimento Vulgar e Conhecimento Científico;
1.2. Ciência e Construção - validade e verificabilidade das hipóteses;
1.2.1. O método científico: método indutivo e método hipotético-dedutivo;
1.2.2. A crítica de Popper ao método indutivo;
1.2.3. O problema da demarcação - a crítica de Popper ao critério de verificabilidade.
O critério de falsificabilidade.
1.2.4. O método das Conjeturas e Refutações;
1.3. A Racionalidade científica e a Questão da Objetividade.
1.3.1. O problema da evolução da ciência e da objetividade do conhecimento:
as perspectivas de Popper e Kuhn;
1.3.2. A perspectiva de Popper - eliminação do erro e seleção das teorias mais aptas;
progresso do conhecimento e aproximação à verdade;
1.3.3. A perspectiva de Kuhn - ciência normal e ciência extraordinária; revolução científica;
a tese da incomensurabilidade dos paradigmas; a escolha de teorias;
1.3.4. Relação entre as perspectivas de Kuhn e Popper acerca da evolução e objetividade
do conhecimento científico - continuidade e descontinuidade.
Competências gerais:
Interpretar texto;
Definir rigorosamente os conceitos;
Argumentar de modo claro;
Mobilizar conhecimentos adequados.
Competências específicas:
Distinguir entre senso comum e conhecimento científico;
Identificar o método indutivo e o método hipotético-dedutivo a partir de exemplos;
Criticar o critério de verificabilidade de acordo com a teoria de Popper;
Criticar o método indutivo de acordo com Popper;
Explicar o critério falsificacionista como critério de demarcação;
Compreender o método de Conjeturas e Refutações;
Explicitar a perspectiva de Popper sobre a evolução e objetividade da ciência;
Caracterizar etapas do desenvolvimento da ciência de acordo com Kuhn;
Definir os conceitos: paradigma; ciência normal; ciência extraordinária; incomensurabilidade;
Explicitar a perspectiva de Kuhn sobre a evolução e objetividade da ciência;
Estrutura:
5 questões de escolha múltipla (50 pontos);
2 perguntas de interpretação de texto (40+40 = 80 pontos);
1 pergunta de desenvolvimento (70 pontos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário