quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Disciplina de Filosofia - Temas para Cidadania e desenvolvimento - DIREITOS HUMANOS



1. Robótica e Direitos humanos. Haverá limites para a substituição do trabalho humano por robots? 

11A - Grupo 1 - Manuel, Zé, Diogo e Yan 

11B Oriana, Iris, Vasco Fernandes e Gabriel 

2. Redes sociais e direitos humanos. Quais as consequências da perda do direito de privacidade? 

11A - Grupo 2  - Manuel, Zé, Diogo e Yan 

11B - Rodrigo, Pedro Gerónimo, Duarte Araújo e Bruno Morais

3. Inseminação artificial e novas famílias. Será que todos temos o direito à procriação medicamente assistida? 

11A - Grupo 3 - Madalena, Mafalda,  Lívia e Julia

11B - Constança, Beatriz e Leonor Pinheiro, Gonçalo Almeida

4. Eutanásia. Teremos o direito a escolher a forma como morremos?

11A - Grupo 4 - Inês Borges, Tomás Antunes, João Parreira e Marta 

11B - Filipe, Sebastião, Maximino, Vasco Santana


5. Monsanto e produtos transgénicos. Terão as multinacionais direitos sobre as sementes e alteração livre dos produtos naturais? 

11A - Grupo 5 - Tomás Mendes, Gonçalo, Gabriel e João Passos

6. Avanços científicos. Vacinas e meios médicos. O seu acesso deverá ser igualitário? Terão todas as populações o acesso ao tratamento médico? 

11ºA - Grupo 6 -  Margarida, Salomé, Matilde e Maria Inês

11B - Leonor Arantes, Leonor Silva, Manuel, Matilde

7. Mudança de sexo: A identidade feminina e masculina. Transsexualidade.  Terão todas as pessoas o direito a mudar de sexo? Em que condições jurídicas e psicológicas?

Chloé, Catarina, Daniela, Inês Pereira e Ana Beatriz 


______________________________________________________

Funcionamento: Grupos de trabalho

Avaliação: auto e heteroavaliação.

Calendário de apresentação do trabalho: 19/20, 22 e 26/27 Janeiro 

______________________________________________________ 

 Formas de apresentação:

Pequena peça de teatro ( 15 ou 20m)

Vídeo/Filme de 5 m (aprox)

Apresentação oral com diapositivos

Dinamização de um debate entre os elementos do grupo apresentando várias posições sobre o problema.

Competências a avaliar:

1. Dominar de forma segura os conteúdos essenciais 50%

2. Seleccionar os conteúdos mais relevantes para responder ao problema 50%

3. Problematizar de forma pertinente os conteúdos. 50% 

4. Demonstrar originalidade e criatividade na exposição. 50%


 

Nenhum comentário: