Para uma chamada oral:
Leitura do manual "Arte de pensar", página 9 a 23 e página 39 a 65
Leitura e estudo do diapositivo " O que é a Arte?"
Conteúdos.
1. Caracterizar a experiência estética
2. A definição Kantiana de Belo.
3. Definição de Arte: Teorias essencialistas -arte como imitação ou representação; arte como expressão e como forma significante.
a) o que é uma definição essencialista explícita- explicita as condições necessárias e suficientes que um qualquer objecto tem de ter para ser arte.
b) a diferença entre imitar e representar a função simbólica; a plasticidade de sentidos: a multiplicidade de interpretações
c) teses e juízos que identificam as diferentes teorias
d) vantagens e objeções de cada uma das teorias.
4. As teorias circunstanciais: institucional e histórica
a) teses e objeções
5) exemplificação de cada uma das teorias através de obras que as ilustrem.
6) A Arte como um conceito em aberto
Competências:
a) Analisar obras de arte de acordo com as teorias de modo a explicar porque são ou não são arte.
b) Definir os conceitos.
c) Aplicar os conhecimentos a obras concretas.
d) Interpretar uma obra a partir de um deetrminada perspectiva sobre a arte.
e) Saber problematizar e argumentar
f) Comentar criticamente uma obra ou uma ideia.
g) Compreender um texto filosófico.
h) Fundamentar uma posição pessoal acerca de uma obra escolhida
Nenhum comentário:
Postar um comentário