1. TEMAS: TODOS OS TEXTOS ESTÃO NA REPROGRAFIA.
1. A Clonagem Humana. Quais os dilemas éticos envolvidos? Quais os limites éticos da Clonagem? Como pode a clonagem interferir na saúde?
Textos obrigatórios: Manual "Arte de Pensar 11ºAno" 243/257
2. Inseminação Artificial, tecnologias reprodutivas e família tradicional. Como entender a família hoje? As tecnologias mudaram a noção de família?
Textos obrigatórios: Manual do 11ºAno "Criticamente", 266/285
3. A Inteligência Artificial. Será possível a
reconstrução do cérebro humano? Terão as máquinas pensamento? Será
possível a construção de robots semelhantes aos homens?
Textos obrigatórios:Manual "Cogito 11ºAno", 262/271
4. A Bioética e o Direito à vida. Justifica-se a eutanásia? Deverá a ciência
ajudar a morrer?
Textos obrigatórios:Manual do 10ºAno "Diálogos", p.135/157
5. Organismos geneticamente modificados e o seu impacto na saúde e no ambiente. Qual o impacto e as consequências dos organismos geneticamente modificados ( alimentos) na saúde humana e no ambiente? TEXTO AQUI e Texto para tema na reprografia
5. Organismos geneticamente modificados e o seu impacto na saúde e no ambiente. Qual o impacto e as consequências dos organismos geneticamente modificados ( alimentos) na saúde humana e no ambiente? TEXTO AQUI e Texto para tema na reprografia
6. Superstição, feitiçaria, religião. Ciência e Religião. Um conflito? Medicina ocidental e outras medicinas.
Textos obrigatórios:Aqui AQUI
7. Incrementação artificial. A cirurgia estética na construção da identidade do sujeito. Teremos todos uma identidade resultante da
nossa natureza ou deveremos usufruir do avanço tecnológico e construir
artificialmente uma nova identidade?
Textos obrigatórios; "Manual Cogito 11ºA", p.250/261
TEXTOS NA FOTOCOPIADORA DA ESCOLA
2. OBJECTIVOS
Saber ler e resumir as ideias principais dos textos
apresentados.
Problematizar filosoficamente os temas.
Apresentar com clareza as teses e os argumentos
propostos.
Colocar objeções possíveis às teses propostas.
Investigar com recurso a vários suportes.
3. Estrutura.
1.Introdução. Definição dos conceitos. Colocação dos
problemas. Esclarecimento do tema.
2. Análise de um caso. Colocação de duas possibilidades
teóricas para resolver o problema. Argumentos a favor e contra. 3. Conclusão.
4. AVALIAÇÃO
ESCRITA
Em forma de um ensaio com 5 Páginas
Rigor, clareza e interesse filosófico do trabalho
apresentado.
Estrutura: Introdução, Síntese do trabalho e Conclusão
com resposta à pergunta
Colocar bem os problemas e apresentar respostas
argumentadas.
Apresentação e organização do trabalho escrito:
Apresentação 5%; Investigação realizada 15%; Correto resumo do texto 30%;
Resposta à pergunta 25%; Problematização e argumentação 25%
ORAL
(Cada aluno deve apresentar sem leitura)
1.Clareza das ideias e da linguagem.
2.Profundidade dos conhecimentos adquiridos.
3. Assimilação correta dos conteúdos.
4. Boa problematização do tema. Capacidade de gerar
diálogo.
Oral com Dispositivo visual. Domínio dos conteúdos 40%;
Interesse filosófico e linguagem 30%; Dinâmica de grupo e capacidade de gerar
diálogo 10%; ; Qualidade e criatividade do dispositivo visual 20%
ENTREGA DO TRABALHO ESCRITO PARA TODOS OS TEMAS: 12 ou 13 de MARÇO
Avaliação 20% DA AVALIAÇÃO DO 2º PERÍODO
Apresentações orais:
TEMA 1,2- 12 e 13 Março
TEMA 3,4 - 13 ou 14 de Março/
TEMA 5,6 - 19 ou 20 Março
Nenhum comentário:
Postar um comentário