René Descartes: Discurso do Método (Clique na hiperligação para aceder ao texto)
David Hume: Investigação sobre o Entendimento Humano (Clique na hiperligação para aceder ao texto)
Guião para a realização do trabalho.
1. Capítulos a analisar:
INVESTIGAÇÃO E OBJECTIVOS:
1. Além dos capítulos referidos da obra dos autores leia também obras de História da Filosofia.
2. Resuma cada um dos capítulos. Os temas, as teses, os argumentos, os conceitos fundamentais.
3. Responda às questões colocadas.
4. Elabore uma definição de todos os conceitos chave.
5. Contextualize a obra na época: principais opositores, cultura da época.
6. Coloque em evidência as ideias do autor e a sua importância para a história da Filosofia.
7. Elabore uma pequena biografia sobre o autor e dos autores citados
1. Capítulos a analisar:
INVESTIGAÇÃO E OBJECTIVOS:
1. Além dos capítulos referidos da obra dos autores leia também obras de História da Filosofia.
2. Resuma cada um dos capítulos. Os temas, as teses, os argumentos, os conceitos fundamentais.
3. Responda às questões colocadas.
4. Elabore uma definição de todos os conceitos chave.
5. Contextualize a obra na época: principais opositores, cultura da época.
6. Coloque em evidência as ideias do autor e a sua importância para a história da Filosofia.
7. Elabore uma pequena biografia sobre o autor e dos autores citados
8. No final tente compreender e enunciar os problemas
filosóficos que tratou no seu trabalho.
AVALIAÇÂO:
Escrito: (30%)
Compreensão e análise correcta do texto, resumo em 3 páginas
Resposta correcta às questões em 2 páginas
Oral: (70%)
Domínio dos conteúdos - Cada aluno deverá falar (sem ler) no mínimo 5 m sobre o tema
Interesse filosófico da exposição oral, boa colocação dos problemas e resposta adequada e fundamentada aos mesmos.
Linguagem correta.
Dinâmica de grupo
Originalidade do diapositivo
Logística:
Grupo de trabalho – 2/3 alunos
Sete grupos .
Apresentação por escrito – 5 páginas (Espaçamento 1,5 letra 11)
Apresentação oral: 20m
Data de entrega do trabalho por escrito, (impresso em papel): 29 de Janeiro - TODOS OS GRUPOS
Leituras e questões por Grupo:
GRUPO 1
OBRA : DESCARTES "O DISCURSO DO MÉTODO" - 1ª Parte
1. Quem e o quê critica Descartes no primeiro capítulo? Porquê?
2. Que se propõe fazer para atingir um conhecimento certo?
3. Qual o contexto filosófico/cultural e científico que motivou Descartes a escrever o Discurso do Método?
4. Qual os temas tratados no 1º Capítulo de “O Discurso do Método” Explique.
GRUPO 2
OBRA : DESCARTES "O DISCURSO DO MÉTODO" - 2ª Parte
1. Que tarefa se propõe Descartes levar a cabo? Porquê e para quê?
2. Quais as regras do método que Descartes propõe? (2ºCap)
3. Qual a importância do método na procura do conhecimento?
4. Que modelo científico serve de inspiração à Filosofia cartesiana
5. Que argumento é utilizado para justificar essa tarefa
GRUPO 3
Obra: DESCARTES - 4ª Parte de “ O Discurso do Método”
1. No quarto capítulo Descartes conclui que há três ideias que são indubitáveis (certas). Quais são?
2. O que são ideias indubitáveis e como chega Descartes a essas ideias?
3. Como prova Descartes a existência de Deus?
4. Qual a relação alma corpo?
GRUPO 3
Obra: DESCARTES - 4ª Parte de “ O Discurso do Método”
1. No quarto capítulo Descartes conclui que há três ideias que são indubitáveis (certas). Quais são?
2. O que são ideias indubitáveis e como chega Descartes a essas ideias?
3. Como prova Descartes a existência de Deus?
4. Qual a relação alma corpo?
GRUPO 4
Obra: HUME "Investigação sobre o entendimento humano" Sessão II, III,
1. Qual a diferença entre sensações/impressões e ideias?
2. Como se constituem as ideias?
3. Qual o argumento utilizado para defender que todo o conhecimento começa com as impressões?
4. Como se realizam as associações de ideias?
GRUPO 5
Obra: HUME " Investigação sobre o entendimento Humano" Sessão IV
1. Qual a origem de todo o conhecimento? Porquê?
2. Que diferentes conhecimentos podem existir?
3. Que se entende por causalidade ou causação? Qual a sua utilidade?
4. Quais os dois tipos de raciocínios? Em que consistem?
GRUPO 6
Obra: HUME "Investigação sobre o Entendimento Humano" Sessão VII
1.O que são acontecimentos contingentes?
2. Qual o tema da Sessão 7? Explique.
3. Existe uma conexão necessária entre dois fenómenos da natureza?
4. Como explica Hume a relação de causa/efeito?
Grupo 7
Leitura do manual adoptado - das páginas 143 à 169
1. Qual a resposta cartesiana ao cepticismo (argumentos)?
2. Será Descartes céptico? Porquê
3. Indique um argumento para refutar a filosofia cartesiana.
4. De que modo Hume responde a Descartes?
5.Relacione estas duas perspectivas sobre o conhecimento: o Empirismo e o Racionalismo: Descartes e Hume
Apresentações orais:
Grupo 1,2 e 3– 29 Janeiro
Grupos 4 e 5- 26 e 1 de Fevereiro
Grupo 6 e 7 – 5 de Fevereiro
BOM TRABALHO!
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