1. Análise lógica de um texto.
TEORIA DO CONHECIMENTO
2. Definição de conhecimento.
2.a. Estrutura do acto de conhecer.
2.b. Tipos de conhecimento.
2.c. Elementos constitutivos do conhecimento.
2.d. Condições necessárias e suficientes para o conhecimento.
2.e. A definição tripartida de conhecimento.
2.f. Análise dos Contra-exemplos à definição tripartida.
2. g. A teoria causal como resposta.
2. h. As teorias da justificação: Fundacionismo, Coerentismo e Fiabilismo.
3. Fontes do conhecimento.Definição e exemplos.
4. A possibilidade do conhecimento: O cepticismo.
4.a. Argumentos contra a possibilidade do conhecimento.
5. A resposta cartesiana.
5.a. A dúvida metódica.Definição e Etapas.
5.b. A procura de fundamentos e as crenças básicas.
5.c. As ideias claras e distintas como critério de verdade.Cogito/ Deus/ Distinção Alma/Corpo
5.d. As provas da existência de Deus.
6. A Teoria do conhecimento de David Hume.
6.a. As teses contrárias a Descartes.
6.b. O empirismo: distinção entre impressões e ideias.
6.d. Conhecimento de questões de facto e conhecimento de relação de ideias. (só 11ºD)
6. e. A crítica ao princípio da Causalidade. (só 11ºD)
7. Elaboração de um texto explicativo (aproximadamente 25 linhas)sobre um dos objectivos do trabalho de grupo.
Temas:
I - A justificação do conhecimento.
II - Descartes e o fundacionismo.
III - David Hume e o Empirismo.
IV - Kant e a síntese entre empirismo e racionalismo. O criticismo.
V - Karl Popper e o Falsificacionismo.
VI - A evolução da Ciência: A teoria dos Paradigmas de Kunh e o racionalismo hipotético de Popper.
4 comentários:
Olá Professora,
Os temas do meu grupo (Alexandre, Frederico, Isabel e Leonor) eram a Critica de Popper à Noção de Verificacionismo(No qual Karl Popper apresenta o Critério de Falsificabilidade) e a Evolção do Conecimento Cientifico, as teorias do Racionalismo Hipotético de Popper e a Teoria Paradigmática de Thomas Kuhn.
Contudo, a professora colocou aqui a "V - Karl Popper e o Falsificacionismo.", quando nós não abordamos este tema do Verificacionismo e atendendo ao facto que este é uma objeccao ao Indutivismo de Hume, que também não abordamos, não entendo se este tópico é também uma possibilidade de questão destinada ao meu grupo ou destinada ao grupo do Rui, Gustavo e Joel? Se for ao nosso, é também injusto pois assim seríamos o único grupo com 2 tópicos a abordar.
Ficarei à espera de resposta...
Cumprimentos do Alexandre Poço
AP: Quanto ao último tópico, (VI),poderão escolher três alternativas: a perspectiva Popperiana sobre o modo de evolução da ciência , a perspectiva de Kunh ou comparar as duas. Boa sorte!
Tenho uma duvida professora. O meu grupo ( Eu, Gustavo e Joel) ficamos com o tema do Popper. Vai ser preciso nós desenvolvermos o tema "V - Karl Popper e o Falsificacionismo." ou podemos desenvolver um dos sub-temas dentro desse tema como as caracteristicas do método cientifico?
Cumprimentos Rui
Rui: Já é tarde para esclarecer a tua dúvida mas só agora a li; então, se preferirem podem optar por explicar os traços fundamentais do método científico, embora o tema central do trabalho seja o critério de demarcação entre teorias científicas e não-científicas e a alternativa à teoria da verificação científica propostas por Popper e que se podem englobar dentro do projecto teórico denominado FALSIFICACIONISMO.Aceitam-se contudo os temas: método científico e ciência e senso-comum uma vez que também faziam parte dos objectivos do trabalho.
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