terça-feira, 10 de março de 2009

Prova de avaliação de 13 de Março 2009



1. Análise lógica de um texto.

TEORIA DO CONHECIMENTO

2. Definição de conhecimento.

2.a. Estrutura do acto de conhecer.

2.b. Tipos de conhecimento.

2.c. Elementos constitutivos do conhecimento.

2.d. Condições necessárias e suficientes para o conhecimento.

2.e. A definição tripartida de conhecimento.

2.f. Análise dos Contra-exemplos à definição tripartida.

2. g. A teoria causal como resposta.

2. h. As teorias da justificação: Fundacionismo, Coerentismo e Fiabilismo.

3. Fontes do conhecimento.Definição e exemplos.

4. A possibilidade do conhecimento: O cepticismo.

4.a. Argumentos contra a possibilidade do conhecimento.

5. A resposta cartesiana.

5.a. A dúvida metódica.Definição e Etapas.

5.b. A procura de fundamentos e as crenças básicas.

5.c. As ideias claras e distintas como critério de verdade.Cogito/ Deus/ Distinção Alma/Corpo

5.d. As provas da existência de Deus.

6. A Teoria do conhecimento de David Hume.

6.a. As teses contrárias a Descartes.

6.b. O empirismo: distinção entre impressões e ideias.

6.d. Conhecimento de questões de facto e conhecimento de relação de ideias. (só 11ºD)

6. e. A crítica ao princípio da Causalidade. (só 11ºD)

7. Elaboração de um texto explicativo (aproximadamente 25 linhas)sobre um dos objectivos do trabalho de grupo.

Temas:

I - A justificação do conhecimento.

II - Descartes e o fundacionismo.

III - David Hume e o Empirismo.

IV - Kant e a síntese entre empirismo e racionalismo. O criticismo.

V - Karl Popper e o Falsificacionismo.

VI - A evolução da Ciência: A teoria dos Paradigmas de Kunh e o racionalismo hipotético de Popper.

4 comentários:

Alexandre Poço disse...

Olá Professora,

Os temas do meu grupo (Alexandre, Frederico, Isabel e Leonor) eram a Critica de Popper à Noção de Verificacionismo(No qual Karl Popper apresenta o Critério de Falsificabilidade) e a Evolção do Conecimento Cientifico, as teorias do Racionalismo Hipotético de Popper e a Teoria Paradigmática de Thomas Kuhn.
Contudo, a professora colocou aqui a "V - Karl Popper e o Falsificacionismo.", quando nós não abordamos este tema do Verificacionismo e atendendo ao facto que este é uma objeccao ao Indutivismo de Hume, que também não abordamos, não entendo se este tópico é também uma possibilidade de questão destinada ao meu grupo ou destinada ao grupo do Rui, Gustavo e Joel? Se for ao nosso, é também injusto pois assim seríamos o único grupo com 2 tópicos a abordar.
Ficarei à espera de resposta...

Cumprimentos do Alexandre Poço

Helena Serrão disse...

AP: Quanto ao último tópico, (VI),poderão escolher três alternativas: a perspectiva Popperiana sobre o modo de evolução da ciência , a perspectiva de Kunh ou comparar as duas. Boa sorte!

Rui disse...

Tenho uma duvida professora. O meu grupo ( Eu, Gustavo e Joel) ficamos com o tema do Popper. Vai ser preciso nós desenvolvermos o tema "V - Karl Popper e o Falsificacionismo." ou podemos desenvolver um dos sub-temas dentro desse tema como as caracteristicas do método cientifico?

Cumprimentos Rui

Helena Serrão disse...

Rui: Já é tarde para esclarecer a tua dúvida mas só agora a li; então, se preferirem podem optar por explicar os traços fundamentais do método científico, embora o tema central do trabalho seja o critério de demarcação entre teorias científicas e não-científicas e a alternativa à teoria da verificação científica propostas por Popper e que se podem englobar dentro do projecto teórico denominado FALSIFICACIONISMO.Aceitam-se contudo os temas: método científico e ciência e senso-comum uma vez que também faziam parte dos objectivos do trabalho.