quinta-feira, 9 de maio de 2024

Matriz para o 4º Teste de Filosofia

 


Estrutura do teste:

Teste 1: Análise/Conceptualização

Grupo I: 10 Perguntas de escolha múltipla (10x15= 150 Pontos) 

Grupo II: 2 Perguntas de definições de conceitos (25+25 = 50 Pontos) 


Total: 200 Pontos 

 

Teste 2: Argumentação/ Problematização 

 

Todas as perguntas implicam justificação/fundamentação, explicitação de teses e  argumentos contra e a favor das teses apresentadas)

 

Grupo I: Inclui a análise de uma obra de arte.

É constituído por duas perguntas (2x35 = 70 Pontos)

Grupo II

Inclui um texto com duas perguntas (2x35= 70 Pontos)

Grupo III

Inclui uma pergunta de desenvolvimento para elaborar um texto argumentativo (1x60 = 60 Pontos) 

 

Total: 200 Pontos 


Competências:


A. Competências relativas à Filosofia da Ciência: 


  1. Dominar os conceitos principais da perspetiva de Popper quanto à objetividade e  evolução do conhecimento científico.

  2. Dominar os conceitos principais da perspetiva de Kuhn quanto à objetividade, à evolução do conhecimento científico.


(Competências avaliadas apenas em escolha múltipla)


B.         Competências relativas à Filosofia da Arte:


  1. Problematizar a questão da definição e valor  da arte.

  2. Distinguir os conceitos de “critério classificativo” e de “critério valorativo”.

  3. Distinguir teorias essencialistas de teorias não essencialistas da arte.

  4. Explicitar as teses e objeções das teorias essencialistas (representacionista, expressivista e formalista) 

  5. Explicitar as teses e objeções das teorias não essencialistas da arte (institucional e histórico-intencional).

  6. Apontar os critérios classificativos e valorativos apresentados pelas diferentes teorias da arte.

  7. Esclarecer os principais conceitos propostos por cada teoria da arte. 

  8. Aplicar os critérios classificativos e valorativos de cada teoria a obras de arte concretas.

  9. Identificar os autores das teorias da arte (mimética/representacionista – Platão e Aristóteles; expressivista – Lev Tolstoi; formalista – Clive Bell; institucional – George Dickie; histórico-intencional – Jerrold Levinson).

  10. Comparar as diferentes teorias da arte. 

  11. Avaliar criticamente as diferentes teorias da arte.



  1. Competências relativas à Filosofia da Religião:



  1. Definir as posições teísta, agnóstica, ateia, fideísta e deísta sobre a existência e conhecimento de Deus.

  2. Explicar os argumentos e objeções das provas ontológica, cosmológica e teleológica (do desígnio) sobre a existência de Deus.

  3. Relacionar o fideísmo radical e moderado.

  4. Apresentar o argumento denominado “A aposta de Pascal” e respetivas objeções.

  5. Formular o problema do Mal.

  6. Elaborar a resposta de Leibniz  ao problema do Mal.

  7. Avaliar a resposta de Leibniz ao problema do Mal.

  8. Tomar posição sobre as provas da existência de Deus.



D. Competências gerais: 


- Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.

- Elaborar respostas bem articuladas.

- Justificar as respostas dadas.

- Analisar corretamente os textos.

- Comentar uma frase aplicando os conhecimentos obtidos.

- Tomar posições críticas bem fundamentadas.


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