Estrutura do teste:
Teste 1: Análise/Conceptualização
Grupo I: 10 Perguntas de escolha múltipla (10x15= 150 Pontos)
Grupo II: 2 Perguntas de definições de conceitos (25+25 = 50 Pontos)
Total: 200 Pontos
Teste 2: Argumentação/ Problematização
Todas as perguntas implicam justificação/fundamentação, explicitação de teses e argumentos contra e a favor das teses apresentadas)
Grupo I: Inclui a análise de uma obra de arte.
É constituído por duas perguntas (2x35 = 70 Pontos)
Grupo II
Inclui um texto com duas perguntas (2x35= 70 Pontos)
Grupo III
Inclui uma pergunta de desenvolvimento para elaborar um texto argumentativo (1x60 = 60 Pontos)
Total: 200 Pontos
Competências:
A. Competências relativas à Filosofia da Ciência:
Dominar os conceitos principais da perspetiva de Popper quanto à objetividade e evolução do conhecimento científico.
Dominar os conceitos principais da perspetiva de Kuhn quanto à objetividade, à evolução do conhecimento científico.
(Competências avaliadas apenas em escolha múltipla)
B. Competências relativas à Filosofia da Arte:
Problematizar a questão da definição e valor da arte.
Distinguir os conceitos de “critério classificativo” e de “critério valorativo”.
Distinguir teorias essencialistas de teorias não essencialistas da arte.
Explicitar as teses e objeções das teorias essencialistas (representacionista, expressivista e formalista)
Explicitar as teses e objeções das teorias não essencialistas da arte (institucional e histórico-intencional).
Apontar os critérios classificativos e valorativos apresentados pelas diferentes teorias da arte.
Esclarecer os principais conceitos propostos por cada teoria da arte.
Aplicar os critérios classificativos e valorativos de cada teoria a obras de arte concretas.
Identificar os autores das teorias da arte (mimética/representacionista – Platão e Aristóteles; expressivista – Lev Tolstoi; formalista – Clive Bell; institucional – George Dickie; histórico-intencional – Jerrold Levinson).
Comparar as diferentes teorias da arte.
Avaliar criticamente as diferentes teorias da arte.
Competências relativas à Filosofia da Religião:
Definir as posições teísta, agnóstica, ateia, fideísta e deísta sobre a existência e conhecimento de Deus.
Explicar os argumentos e objeções das provas ontológica, cosmológica e teleológica (do desígnio) sobre a existência de Deus.
Relacionar o fideísmo radical e moderado.
Apresentar o argumento denominado “A aposta de Pascal” e respetivas objeções.
Formular o problema do Mal.
Elaborar a resposta de Leibniz ao problema do Mal.
Avaliar a resposta de Leibniz ao problema do Mal.
Tomar posição sobre as provas da existência de Deus.
D. Competências gerais:
- Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.
- Elaborar respostas bem articuladas.
- Justificar as respostas dadas.
- Analisar corretamente os textos.
- Comentar uma frase aplicando os conhecimentos obtidos.
- Tomar posições críticas bem fundamentadas.
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