"No conhecimento defrontam-se consciência e objeto, sujeito e objeto. O conhecimento aparece como uma relação entre esses dois elementos. Nessa relação, sujeito e objeto permanecem eternamente separados. O dualismo do sujeito e do objeto pertence à essência do conhecimento.
Ao mesmo tempo, a relação entre os dois elementos é uma
relação recíproca
(correlação). O sujeito só é sujeito para um objeto e o
objeto só é objeto para um sujeito.
Ambos são o que são apenas na medida em que o são um para o
outro. Essa correlação, porém, não é reversível. Ser sujeito é algo
completamente diverso de ser
objeto.
A função do sujeito é apreender o objeto; a função do objeto
é ser apreensível e ser
apreendido pelo sujeito.
Vista a partir do sujeito, essa apreensão aparece como uma
saída do sujeito para Além da sua esfera própria, como uma invasão da esfera do
objeto e como uma apreensão das determinações do objeto. Com isso, no entanto,
o objeto não é arrastado para a esfera
do sujeito, mas permanece transcendente a ele. Não é no
objeto, mas no sujeito que algo
foi alterado pela função cognoscitiva. Surge no sujeito uma
"figura" que contém as
determinações do objeto, uma "imagem" do objeto.
Visto a partir do objeto, o conhecimento aparece como um
alastramento, no sujeito,
das determinações do objeto. Há uma transcendência do objeto
na esfera do sujeito correspondendo à transcendência do sujeito na esfera do
objeto. Ambas são apenas
aspetos diferentes do mesmo ato. Nesse ato, porém, o objeto
tem preponderância sobre o
sujeito. O objeto é o determinante, o sujeito é o
determinado. É por isso que o
conhecimento pode ser definido como uma determinação do
sujeito pelo objeto.
Não é, porém o sujeito que é pura e simplesmente
determinado, mas apenas a
imagem, nele, do objeto. A imagem é objetiva na medida em
que carrega consigo as
características do objeto. Diferente do objeto, ela está, de
um certo modo, entre o sujeito e
o objeto. Ela é o meio com o qual a consciência cognoscente
apreende seu objeto."
HESSEN, Teoria-Do-Conhecimento
Investigação fenomenológica preliminar: O fenómeno do conhecimento e os problemas nele contidos.
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