Entre poetas e filósofos. Quem o diz melhor? Quem toca no amago das coisas e as faz vibrar com nova luz? Quem nos inspira a ser mais alto e mais inteiro? Quem nos permite voar sem asas, visitar outros mundos e perceber melhor o mundo onde vivemos? Quem nos faz sentir grandes e pequenos? Quem nos leva pelo amor até à admiração? Quem nos surpreende, quem nos faz descobrir reinos desconhecidos?
A obra é a que está referenciada na Logosfera, (o
primeiro link) os poemas e os poetas são aqueles que figuram no Parque dos
Poetas. Podem procurar todo o poema ou outros dos mesmos poetas, mas têm que
sinalizar dois poemas do parque.
TURMA 11ºA – Grupo________________________________________________________________________________________________________________________
1. Das palavras aos conceitos. Poetas do parque versus Discurso do Método de René Descartes
Poeta |
Trecho do poema |
Palavras |
Conceitos (ideias) |
Trecho de Filosofia (capítulo e página) |
Palavras |
Conceitos (ideias) |
Exemplo: Fernando Pessoa
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“Come chocolates, pequena; Come chocolates! Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates”.
In “Tabacaria” |
Metafísica |
Refere-se a algo espiritual, a um sentido último das coisas que não existe, só existe o prazer imediato. |
“Se este discurso parecer demasiado longo para ser lido de uma só vez, poder-se-á dividi-lo em seis partes. E, na primeira, encontrar-se-ão diversas considerações relativas às ciências. Na segunda, as principais regras do método que o Autor buscou. Na terceira, algumas das regras da Moral que tirou desse método. Na quarta, as razões pelas quais prova a existência de Deus e da alma humana, que são os fundamentos de sua metafísica”.
In “Advertência”
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Metafísica |
Refere-se a um conhecimento que se fundamenta na existência da alma e em Deus |
Poeta |
Trecho do poema |
Palavras |
Conceitos |
Trecho da Filosofia |
Palavras |
Conceitos |
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Poeta |
Trecho do poema |
Palavras |
Conceitos |
Trecho da Filosofia |
Palavras |
Conceitos |
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2. Sem ordem temos conhecimento, ponha-se a ordem que confere o sentido.
Poema trocado |
Poema ordenado |
Filosofia trocada |
Filosofia ordenada |
nesta insignificância, gratuita e desvalida, ignoram todo o homem, dissolvem-no, e, contudo, Eu sei que as
dimensões impiedosos da Vida
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Eu sei que as dimensões impiedosos da Vida
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O que me deu muito mais resultado, parece-me, do que se jamais tivesse me afastado de meu país e de meus livros. e em procurar adquirir alguma experiência, tomei um dia a resolução de estudar também a mim próprio e de empregar todas as forças de meu espírito na escolha dos caminhos que devia seguir. Mas, depois que empreguei alguns anos em estudar assim no livro do mundo,
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Mas, depois que empreguei alguns anos em estudar assim no livro do mundo, e em procurar adquirir alguma experiência, tomei um dia a resolução de estudar também a mim próprio e de empregar todas as forças de meu espírito na escolha dos caminhos que devia seguir. O que me deu muito mais resultado, parece-me, do que se jamais tivesse me afastado de meu país e de meus livros. |
Poeta: |
Poema |
Onde? |
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Qual a linha mais forte, a que une os dois textos ou a que os separa?
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4. Descartes fazia um exercício do qual se gabava muito; a partir de um título de uma obra inferia o conteúdo geral da obra. Escolha 1 título de um poema e um título de um dos capítulos do Discurso (Nas advertências Descartes dá títulos sumários aos capítulos) e tente o mesmo exercício:
Título do poema: |
Título do capítulo: |
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5. Para investigar…Escolho um poema que se relaciona com a obra filosófica que estudo.
Poeta. Título. Poema .Explico porquê.
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6. Última parte para realizar em casa: Construir um diálogo entre Descartes e um dos poetas escolhidos. Com acesso a outros poemas. (Para juntar em folha anexa e representar)
Título: Poeta escolhido: Poemas de inspiração: Tema principal do diálogo:
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