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segunda-feira, 16 de março de 2020
Trabalho para os alunos do 11ºAno
Para entregar até sexta dia 20.
Ler os diapositivos sobre as teorias da Arte.Procurar na barra direita Arte.
Responder às questões colocando-as com a identificação, nesta caixa de comentários.
1. Nomeie as teorias sobre a Arte.
2. Diga as principais teses de cada uma das teorias.
3. Dê exemplos que ilustrem cada uma das teses.
4. Coloque objeções a cada uma das teses.
5. Dê a sua opinião sobre o que é a Arte e qual das teorias lhe parece mais correcta. Justifique.
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20 comentários:
Aluno: Pedro H. Palitos de Carvalho
Nº:10
Turma: I1
Ano: 11º
Respostas:
1)
As teorias sobre a Arte são: a teoria da arte como imitação; a teoria da arte como expressão; e a teoria da arte como forma significante.
2)
A teoria da arte com imitação, defende a arte como sendo uma representação/imitação do objecto, quer ele seja real ou imaginário. A teoria da arte como expressão defende a tese de que as obras são arte quando expressam sentimentos e emoções. A tese da arte como forma significante defende a tese de que uma obra é arte se esta provocar as chamadas «emoções estéticas», no publico, que são resultantes de uma propriedade peculiar apenas presente nas obras de arte, a chamada forma significante.
3)
Um exemplo da primeira teoria, recorrendo à ordem das respostas anteriores, seriam os retratos e quadros de pintores como Franz Xaver Winterhalter, que se focava em retratar com o máximo detalhe as seus modelos. No caso da segunda teoria, um exemplo seria a magistral obra de Marcel Proust, À La Recherche Du Temps Perdu, na qual ele expressa os sentimentos emoções e questões da personagem principal na sua procura por algo que justifique a existência. Por fim, a terceira teoria pode ser exemplificada por qualquer obra que cause a alguém qualquer tipo de emoção, como é o caso da ópera Il Dissoluto Punido, Ossia Il Don Giovanni, de W. A. Mozart, que provoca no público um fascínio «doentio» pela figura do libertino conquistador de mulheres, que passa de uma para outra como alguém troca de camisas.
4)
Uma objecção à tese da arte como imitação é que certas obras que surgem fruto da imaginação do autor, da qual não podemos saber o quão exacta é em relação à obra. Um exemplo deste caso é a obra de Dante, a Divina Comédia, em que o autor relata a sua viagem ao inferno, paraíso e purgatório. Quanto à teoria da arte com expressão, é a impossibilidade de sabermos o que um artista pretendia expressar com uma obra, tendo em conta que este já pode estar morto. Por fim, em relação à ultima teoria, a da arte como forma significante, é o facto de certas pessoas terem as «emoções estética» quando expostas a uma dada obra, enquanto que outras, quando expostas à mesma obra não tem qualquer emoções.~
5)
A minha opinião sobre a teoria que parece-me mais acertada é a teoria a da arte como expressão, visto que, por um lado rejeito a possibilidade da «forma significante» visto que se a arte provoca emoções em alguém e noutro não, então uma obra seria arte para certas pessoas e outras não, o que é ilógico visto que uma obra se é arte, deve o ser para todos. Por outro lado, rejeita a ideia da imitação, visto que certas obras,como as de artistas contemporâneos, que em nada imitam o real, recusando tal ideia, sendo estas consideradas arte. A teoria da arte como expressão, parece ser a que mais próxima se encontra da verdade, visto que o ser humano é um ser que ao criar algo pretende sempre expressar algo. Mesmo nas obras de Richard Stauss, como a opera Der Rosenkavaliere, apesar de ter procurado eliminar os defeitos inerentes a qualquer produto emocional, ao mesmo tempo sendo incapaz de afirmar que tal eliminar a emoção. Ele, ao mesmo tempo, deixa claro o seu desejo de perfeccionismo, o seu esforço por ser cada vez melhor e se superar, o esmero de criar algo quase divino. O que é isso se não colocar as mais perfeitas emoções, mesmo que inadvertidamente, nas suas obras.
Miguel Fazenda, nº21 11ºB
1. As teorias são as seguintes: teoria da arte como imitação, teoria da arte como expressão (ou expressivismo), e teoria da forma significante (ou formalismo).
2. A tese da teoria da imitação é “uma obra é arte se, e só se, é produzida pelo Homem e imita algo”; a tese da teoria da expressão é “uma obra só é arte se exprimir sentimentos e emoções”; e a tese da da forma significante é “uma obra só é arte se provoca nas pessoas emoções estéticas”.
3. Um exemplo possível para a tese da teoria da imitação é: “o livro que eu li era muito bom, pois retratava de forma perfeita a sociedade da atualidade”; um exemplo para a tese da teoria da expressão pode ser o seguinte: “o filme era tão triste que me fez chorar durante o tempo todo”; e um exemplo para a tese da teoria da forma significante é: “este filme é muito bom, pois está muito bem produzido”.
4. Uma das objeções da tese da teoria da imitação é: “O que imita esta obra?”; uma das objeções da tese da teoria da expressão é: “Os quadros de Salvador Dali expressam as emoções do autor?”; uma das objeções da tese da teoria da forma significante é: “Um determinado quadro pode ter o mesmo impacto em toda a gente?”
5. Na minha opinião, a arte é algo que não se consegue explicar, apenas sentir. É uma das melhores maneiras do ser humano expressar os seus sentimentos e emoções. A arte pode estar representada de diversas maneiras, através da pintura plástica, escultura, cinema, teatro, dança, música, arquitetura, etc. Por esta razão, penso que a teoria que me parece mais correta é a teoria da expressão, pois a arte, de certa maneira, e de acordo com a tese dessa mesma teoria, é utilizada para exprimir os sentimentos do artista, ou seja, se um artista utiliza um quadro para se exprimir, este mesmo quadro será considerado arte.
Soraya Marques, n°24 / 11°B
1. As teorias existentes sobre a Arte são a teoria da Arte como expressão (expressivismo), a teoria de Arte como imitação e a teoria da Arte como forma significante (formalismo).
2. A teoria da Arte como expressão defende que as obras só são Arte quando expressam emoções, sentimentos ou sensações. A teoria da Arte como imitação defende que as obras são representações de objetos, independentemente de este ser fictício ou real. A teoria da Arte como forma significante defende que as obras só são Arte se estas despertarem emoções e/ou sensações naquelas que a contemplam.
3. Um exemplo para a teoria da Arte como expressão seria um filme que retrata-se a tristeza, provavelmente com acontecimentos trágicos e um fim igualmente melancólico. Um exemplo para a teoria como Arte de imitação seria um quadro que retrata-se uma modelo ou uma paisagem, algo que derivasse de um objeto fictício ou real. Um exemplo para a Arte como forma significante seria qualquer obra que desperta-se sentimentos e/ou emoções em alguém, como um quadro que desperta-se paz em alguém.
4. Uma objeção a teoria da Arte como expressão é que não sabemos ao certo o que o artista pretendia transmitir como emoções ou sentimentos. Para a teoria da Arte como imitação, temos a objeção que diz que uma obra representada através de algo fictício não nos permite ver a que ponto esta corresponde verdadeiramente ao objeto fictício, uma vez que este é fruto da imaginação do artista. Uma possível objeção a teoria da Arte como forma significante é que nem todos sentem algo ao ver as obras, eu posso me sentir triste ao ver um filme e outra pessoa não sentir nada ao ver exatamente o mesmo filme.
5. Do meu ponto de vista, a teoria mais acertada seria a teoria da Arte como expressão porque o ser humano tende a exprimir as suas emoções através da Arte, ainda que está possa ser representada de várias formas. O ser humano tende exprimir as suas emoções através da escrita, da pintura, da música e de muitas outras formas, o facto de nestas ações estarem contidas as emoções daquele que as realiza leva-me a pensar que a teoria da Arte como expressão seja a mais correcta.
Raquel Faia Nº23 11ºB
1. Existem 3 teorias sobre a Arte: teoria da Arte como imitação, teoria da Arte como expressão (ou expressivismo) e teoria da Arte como forma significante (ou formalismo).
2. A principal tese das teorias sobre a Arte nomeadas anteriormente são, respectivamente, “uma obra só é arte, se é só se, é produzida pelo homem e imita algo”, ou seja, a arte é a representação objetiva da natureza, reproduzindo objetos, pessoas e ações tal como elas existem, excluindo as artes abstratas e não figurativas; “uma obra só é arte se exprimir sentimentos e emoções”, isto é, a arte provoca-nos determinados sentimentos e emoções pois os mesmos existiam no seu criador e deram origem a determinada obra; “uma obra só é arte se provava nas pessoas emoções estéticas”, o que define a obra não está naquilo que ela ela “imita” ou pretende demonstrar mas sim no sentimento despertado no sujeito que a aprecia.
3. A teoria da Arte como imitação exprimir-se frequentemente através de frases como “Esta peça de teatro é magnífica e um retrato perfeito dos costumes da sociedade em que vivemos”. Um bom exemplo para a teoria da Arte como expressão é o seguinte: “Este é livro excepcional pois o autor conseguiu transmitir de forma perfeita a sua angústia e desespero na situação em que se encontrava”. Por fim, o exemplo possível para a teoria da Arte como forma significante pode ser: “Este jogo é muito bom! Tem uns gráficos incríveis, uma misteriosa história por detrás que suscita curiosidade e também personagens muito bem caracterizadas“.
4.Uma grande objeção à teoria da Arte como imitação é o facto de algumas obras de arte não imitarem nada, como por exemplo, a arte abstrata. Este exemplo exclui a condição necessária que se encontra na teste da teoria que cita que, uma obra só é arte se imitar algo. Uma objeção à teoria da Arte como expressão pode ser a seguinte questão: como podemos saber se uma determinada obra exprime de forma correta as emoções do autor que a criou supondo que este já morreu? Por fim, a objeção à teoria da Arte como forma significante é o facto de usar um raciocínio incorrecto pois define a forma significante a partir da emoção estética, e por sua vez, define a emoção estética a partir da forma significante, ou seja, recorre a um argumento circular.
5. A meu ver, a teoria mais plausível e correta é a teoria da Arte como expressão. A Arte é a atividade humana realizada através de inúmeros tipos de linguagem, tais como: arquitetura, pintura, escultura, escrita, música, dança, teatro, cinema, desenhos, entre outros. Segundo a teoria da Arte como expressão, as obras de arte são a expressão e comunicação de um sentimento vivido pelo artista, com intenção de provocar o mesmo sentimento no público que recepciona a obra, ou seja, não há arte quando o recetor não sente qualquer emoção ou quando a mesma não é idêntica ou próxima à do artista. Por isso é que o critério de apreciação de uma obra de arte está na capacidade de suscitar a mesma emoção no público que a do artista. A Arte é algo que não tem explicação, apenas se sentes. Posto isto, um determinado artista utiliza, por exemplo, uma escultura para exprimir os seus sentimentos, essa escultura deverá ser considerada arte pois o artista está a expressar o que sente com a intenção de proporcionar um sentimento idêntico ao receptor.
Caros alunos, estou a receber e a copiar todas as respostas que me vão dando, vejam bem o diapositivo porque têm vindo respostas incompletas. Depois (na sexta)
envio o comentário e a avaliação de cada um. Sejam excelentes e criativos.
Inês Andrade Rodrigues nº15 11ºB
1. As teorias da arte são as seguintes: Teoria da imitação, Teoria da expressão e Teoria da forma significante.
2. Segundo a teoria da imitação uma obra é arte se, e só se, for produzida pelo homem ou se for uma imitação de algo com o intuito de representar a realidade. A teoria da expressão defende que uma obra é arte se, e só se, exprimir os sentimentos e as emoções do artista, ou seja, os criadores desta teoria acreditam que quando determinadas obras de arte nos transmitem determinadas emoções e sentimentos significa que essas mesmas emoções foram sentidas pelo criador de tal obra. Esta teoria também nos permite classificar certos objetos como obras de arte, tal como a teoria da imitação, com a diferença de que a teoria da expressão considera também arte todas as obras que não imitam nada. A teoria da forma significante afirma que uma obra é arte se, e só se provocar nas pessoas emoções estéticas a partir da combinação de formas. Segundo esta teoria não se deve começar por procurar aquilo que define uma obra de arte na própria obra, mas sim no sujeito que a observa/analisa.
3. Exemplo que ilustra a tese da teoria da imitação:
“Este quadro é incrível, pois é um retrato perfeito das mulheres dos anos 70”.
Exemplo de ilustra a tese da teoria da expressão:
“Este livro é ótimo pois transmite-nos o desespero que o autor sente perante um amor intenso que não lhe é correspondido”.
Exemplo que ilustra a tese da teoria da forma significante:
“Este vestido é uma verdadeira obra-prima devido à harmonia das cores e padrões do seu tecido”.
4. Uma objeção á teoria da imitação é o facto de nem todas as obras de arte imitarem algo, como por exemplo, as obras de arquitetura e as pinturas abstratas que são obras de arte que não imitam nada. Outra objeção a esta teoria é que há obras que são imitações de algo e que jamais saberemos se essa imitação é boa ou má pois basta pensarmos em obras que são imitações de outras que já não existem ou que não são do conhecimento de quem as aprecia.
As objeções á teoria da expressão são o facto que nem todas as obras de arte se caracterizarem por exprimirem sentimentos ou por comunica-los de forma evidente, como por exemplo, a arquitetura. Outra objeção é que os sentimentos despertados no espectador ao analisar uma determinada obra de arte não têm de ser necessariamente os mesmos que o artista expressou.
E por fim, as objeções á teoria da forma significante são que nem toda a arte consegue provocar uma emoção estética a partir da combinação das formas do objeto, já para não falar de que a combinação das qualidades formais da obra de arte pode despertar diferentes emoções estéticas e ganhar significados diferentes em públicos diferentes.
5. Na minha opinião a arte é uma maneira do ser humano manifestar as suas emoções, ideais e habilidades, com o objetivo de despertar nos outros, ou seja, nos espectadores, um interesse pela sua arte. A melhor teoria da arte é, a meu ver, a teoria da forma significante pois a arte é mesmo isto, é provocar nas pessoas emoções estéticas através de uma combinação de cores, padrões, texturas, etc. O espectador pode sentir felicidade ao observar uma obra com uma harmonia de cores incrível, ou pode se sentir mais aborrecido ao analisar uma obra com cores mais escuras e com poucas formas. A realidade é que a mesma obra pode ser interpretada de diferentes formas, consoante o publico que a analisa, mas o importante é uma obra de arte ter a capacidade de transmitir, de alguma forma, uma emoção estética.
Alice Lima ; Nº 1 ; "11º Ano";
Exercício 1:
As teorias da arte são: a teoria da arte como imitação; a teoria da arte como expressão; a
teoria da arte como forma significante;
Exercício 2:
A tese da teoria da arte como imitação: "Uma obra é arte se,e só se,é produzido pelo
Homem e imita algo".Pois foi durante muito tempo aceite pelos próprios artistas como
inquestionável.
A tese da teoria da arte como expressão: "Uma obra é arte se, e só se, exprime
sentimentos e emoções do artista." Portanto uma obra é tanto melhor quanto melhor
conseguir exprimir os sentimentos do artista que a criou.
A tese da teoria da arte como forma significante:"Uma obra é arte se, e só se, provoca
nas pessoas emoções estéticas." Essa emoção estética é provocada pelas obras de
arte, e só por elas então tem haver alguma propriedade que seja capaz de provocar tal
emoção nas pessoas.
Exercício 3:
Exemplos da tese da teoria de arte como imitação:
Esta teoria não reside no facto de defender que uma obra de arte tem de ser produzida pelo
homem,o que é comum a outras teorias , mas na ideia de que para ser arte essa obra tem de
imitar algo. Daí que seja conhecida como teoria da arte como imitação.
Exemplo da tese da teoria de arte como expressão:
Se é verdade como parece ser, que a arte provoca em nós determinadas emoções ou sentimentos,
então é porque tais sentimentos e emoções existiram no seu criador e deram origem a tais
obras. Por outro lado, se não soubéssemos, quem é o autor de uma obra,ou se não nos fosse
possível saber quais as emoções que estavam na origem da obra, não a poderíamos interpretar.
Exemplo da tese da teoria de arte como forma significante:
A diversidade de obras de arte é bem maior do que as teorias da imitação e da expressão
fariam supor uma teoria,mais elaborada e também mais recente.
Exercício 4:
Objecções da tese da teoria de arte como imitação
- A existência de obras de arte que nada imitam. Se a arte é imitação, a melhor seria a mais
realista, mas muita arte, embora representativa,não é imitação.A teoria defende uma condição
precisa,para que algo seja arte tem de ser real e isto não acontece com todas as obras de
arte. Exemplo:pintura abstracta obras musicais (...).
Objecções da tese da teoria de arte como expressão:
Existem obras como tal não exprimem qualquer emoção ou sentimento.A dificuldade em saber
se a emoção do artista foi verdadeira e se o que sentimos corresponde ao que o artista nos
quis transmitir. Como exemplo, a música aleatória, a arquitectura as que não expressam
sentimentos pelo artista (...).
Objecções da tese da teoria como forma significante:
Não é consensual que exista uma emoção estética(distintas das outras emoções humanas).É
controverso o facto desta teoria considerar que apenas a forma é relevante para a obra de
arte e não o conteúdo, como por exemplo, o conceito de forma significante não foi definido
com rigor.
Exercício 5:
Na minha opinião a arte é um fenómeno demasiado diversificado onde não podemos encontrar
condições que uma vez presentes nos garantam que estamos diante de obras de arte. Existe
também uma essência de arte, ou seja, existem propriedades essenciais comuns a todas as
obras de arte e que só nas obras de arte se encontram.
Para mim a teoria mais correcta é a teoria da arte como expressão porque é uma obra que
expressa uma emoção sentida pelo artista que é partilhada pelo seu público,portanto, não há
arte se o público não sente qualquer emoção ou quando as emoções do artista e do público
não são idênticas. Essa obra de arte transmite o mesmo sentimento que o artista
experimentou.
Frederico Cerqueira nº13 11ºN
1-As três teorias da arte que existem são:a teoria teoria da Arte como imitação, teoria da Arte como expressão e teoria da Arte como forma significante.
2-A principal tese da teoria da arte como imitação é "Uma obra é arte se, e só se, é produzida pelo homem e imita algo".A principal tese da teoria da Arte como expressão é "Uma obra é arte se, e só se, exprime sentimentos e emoções do artista.Os sentimentos têm que ser autênticos e intencionais.".E a principal tese da teoria da Arte como forma significante é "Uma obra é arte se, e só se, provoca nas pessoas emoções estéticas."
3- Teoria da Arte como imitação-"Este filme é excelente, pois é um retrato fiel da Revolução Francesa. "
Teoria da Arte como expressão-"Neste livro o autor transmite nos o seu desespero perante uma vida monótona."
Teoria da Arte como forma significante-"Este quadro é uma excelente obra-prima pois apresenta uma grande harmonia entre cores "
4- As objecções à teoria da Arte como imitação são por exemplo: "O que imita esta obra?","Este conceito de imitação deixa de fora muitas obras que os críticos e o publico considera arte" e "Há obras que imitam algo sem que nos encontremos alguma vez em condições de saber se a imitação é boa ou má."As objecções à teoria da Arte como expressão são por exemplo:"Como podemos nós saber se uma determinada obra exprime correctamente as emoções do artista que a criou, quando o artista já morreu há séculos?" " Grande compositores e escritores afirmam que as suas obras são fruto de um trabalho paciente no sentido de as aperfeiçoar, não podendo ser assim produtos emocionais."As objecções á teria da Arte como forma significante são por exemplo: "Existe algumas pessoas não sentem qualquer tipo de emoção perante certas obras que são consideradas arte. Sendo assim essas obras podem ser arte para uns e não o ser para outros. " e "Se a forma significante é a propriedade que provoca em nós emoções estéticas, depois de dizer que as emoções estéticas são provocadas pela forma significante é uma falácia de circularidade."
5- Na minha opinião, a Arte é tudo aquilo que as pessoas apreciam e sentem ao observar certos trabalhos/obras. Assim todas as pessoas sabem distinguir o que é Arte do que não é Arte mesmo algumas não gostando de certos tipos de obras.Todas as teorias fazem sentido mas nenhuma responde ao certo o que é a Arte só conseguem distinguir/separar as vários tipos de obras diferentes.
Sara Rocha 11i n16
Exercício 1:
As teorias sobre a arte são a arte como imitação, a arte como expressão e a arte como forma significante.
Exercício 2:
A tese da teoria da arte como imitação: " uma obra é arte se, e só se, é produzida pelo homem e imita algo ", ou seja, quanto mais próxima, a obra estiver ao que estiver a ser imitado melhor será. Tese da teoria a arte como expressão : " uma obra só é arte se exprimir sentimentos e emoções ", portanto, quanto melhor o artista conseguir exprimir os seus sentimentos melhor é a obra. Tese da teoria a arte como forma significante: " uma obra é arte se provoca nas pessoas emoções estéticas ", ou seja, a obra só é arte se despertar algum tipo de sentimento em quem a aprecia.
Exercício 3:
Exemplo que ilustra a teoria a arte como imitação: O retrato de uma pessoa ou uma paisagem. Exemplo que ilustra a teoria a arte como expressão: Um livro ou um filme que represente cenas de acontecimentos trágicos, felizes, tristes, irritação,...
Exemplo que ilustra a teoria a arte como forma significante: Qualquer obra que desperte algum sentimento em alguém, como a dança ou teatro.
Exercício 4:
Objeção a arte como imitação: Existem certas obras que são fruto da imaginação e podemos não saber se são fieis ao original porque não o conhecemos.
Objeção a arte como expressão: Não conseguimos saber se o artista que criou uma obra sentiu os sentimentos que tenta passar pela mesma.
Objeção a arte como forma significante: O conceito de forma significante não foi definido com rigor, pois se a forma significante é a propriedade que provoca em nos emoções estéticas, depois de dizer que as emoções estéticas são provocadas pela forma significante e uma falácia de circularidade.
Exercício 5:
Para mim a arte e uma maneira de comunicação. Um artista através da arte pode tentar preservar algo que viu, expressar as emoções que sentiu numa certa altura ou apenas mostrar algo que considera belo, feio ou importante.
A teoria que me parece mais correta é a da arte como expressão, porque eu acredito que ao tentar criar algo os artistas sentem algum tipo de emoção, mesmo que lhes seja desconhecida.
Joana R. Lousa n17 11B
1. São três as teorias sobre a arte: A arte como imitação (mimesis), a arte como expressão e a arte como forma significante (formalismo).
2. As principais teses de cada uma são respetivamente: “Uma obra é arte se, e só se, é produzida pelo homem e imita algo”; “Uma obra é arte se, e só se, exprime os sentimentos e as emoções do artista”; e por último ”uma obra é arte se provoca emoção estética no seu público”.
3. Exemplo ilustrativo da Teoria da Arte como Imitação: “A excelência deste livro, reside na perfeita representação da vida urbana”; Exemplo ilustrativo da Teoria da Arte como Expressão: “Este quadro ilustra perfeitamente, a angustiante busca do artista pelo reconhecimento e fama”; Exemplo ilustrativo da Teoria da Arte como Forma significante: “Este quadro é uma verdadeira obra prima pelo modo como conjuga momentos de contraste entre as cores com outros de plena harmonia”
4. Objeções à teoria da arte como imitação:
Por vezes no mundo da arte deparamo-nos com obras que não imitam (nem representam) de forma imediata qualquer objeto real ou fictício, como no caso do quatro nº 16 de Jackson Pollock, ou na obra de John Cage composta apenas por silêncio; Mesmo que tais obras sejam imitações plausíveis de um objeto fruto da imaginação do autor, nunca poderemos determinar o quanto se aproxima a “cópia” do “original”, pois nunca teremos acesso a este ultimo.
Objeções à teoria da arte como expressão:
Se admitimos que o critério de valoração de uma obra assenta sobre o quão fielmente ela espelha a emoção do autor, então como podemos garanti-lo se o artista tiver morrido há séculos?
Podemos analisar ainda o testemunho de Richard Strauss, compositor alemão (1864-1949), que alega que as suas peças não são fruto da expressão do seu sentimento, mas sim do trabalho minucioso de ilibá-las de qualquer produto emocional.
Objeções à teoria da arte como forma significante:
Não podemos considerar que o valor de uma obra assenta na reação do público, porque estaríamos a desprezar o grupo de pessoas que não tem qualquer reação emotiva às diversas formas de arte, a não ser que se possa afirmar que para uns determinada obra constitui arte e para outros não. Verifica-se, ainda, um raciocínio falacioso ao afirmar que a forma significante provoca em nós emoção estética após dizer que as emoções estéticas são provocadas pela forma significante.
5. Todas as teorias defendem argumentos válidos, razão pela qual marcam determinadas correntes artísticas e persistem nos dias de hoje; porém nenhuma é suficiente, uma vez que são facilmente objecionadas. Existe, porém, uma quarta teoria, que acredito ser a mais viável, que recusa uma definição essencialista: a teoria institucional (de Georges Dickie); esta definição engloba condições para que uma obra possa ser considerada arte: 1-é um artefacto e 2-alguém age sobre ele em nome de uma dada instituição (o mundo da arte), propondo-a como candidata a apreciação, ou seja uma obra é arte enquanto um entendido o disser. Tomemos como exemplo o caso de Alfred Wallis, um pescador que se tornou artista sem saber que o era; pintava navios por lazer, até que dois entendidos viram os seus quadros e o rotularam de artista.
Beatriz Barros
Nº1 11ºI2
1) As teorias sobre a Arte são: a teoria da arte como imitação, a teoria da arte como expressão e a teoria da arte como forma significante.
2)Segundo a teoria da arte como imitação uma obra só é arte se for produzida pelo homem e se imita algo. Segundo a teoria da arte como expressão uma obra só é arte se exprime emoções ou sentimentos do artista. Por último, a teoria da arte como forma significante afirma que uma obra só o é se provoca nas pessoas emoções estéticas.
3)O exemplo que ilustra a teoria da arte como imitação é os frisos do Parténon que retratam os acontecimentos daquela época. No caso da teoria da arte como expressão podemos exemplificar essa teoria com a obra “O Grito” de Munch, que expressa muito bem a emoção. Por fim, a teoria da arte como forma significante pode ser exemplificada com as obras do artista Salvador Dalí que nos passam a emoção estética.
4)Uma objeção à teoria da imitação é o facto de nem todas as obras de arte imitarem algo, como por exemplo, as pinturas abstratas que são obras de arte que não imitam nada. As objeções à teoria da arte como expressão são o facto que nem todas as obras de arte se caracterizarem por exprimirem sentimentos ou por comunica-los de forma evidente, como por exemplo, a arquitetura. Por fim, quanto à teoria da arte como forma significante é que nem todas as pessoas conseguem captar as mesmas emoções, ou seja, uma pessoa exposta à mesma obra pode sentir algo, enquanto outra pessoa exposta à mesma obra pode não sentir nenhuma emoção.
5)Na minha opinião a arte é uma maneira do ser humano manifestar as suas emoções, ideais e habilidades, com o objetivo de despertar nos outros um interesse pela sua arte. A teoria que eu estou mais de acordo é a teoria da arte como expressão, pois a arte é isso mesmo, é o artista poder expressar-se a partir de uma obra e partilha-la com o público que a irá interpretar.
Beatriz Silva nº7 11ºB
---Nomeie as teorias sobre a Arte.
Perguntas como “O que é a arte?” ou “Qual é o critério usado para distiguir a arte?” precisam de respostas, portanto, surgiram 3 teorias ao longo dos tempos acerca da arte que poderiam ajudar a reconhecer a arte.
A primeira teoria criada é sobre a arte como a imitação de algo, a segunda teoria foi feita para superar a anterior, e nela diz que as obras de arte são a expressão do artista no seu trabalho, e por último, a terceira teoria da arte que refere a arte como uma forma significante.
---Diga as principais teses de cada uma das teorias.
A tese da primeira teoria é que uma obra só pode ser considerada arte se o seu criador imitar alguma coisa, como um modelo ou mesmo uma paisagem; a segunda teoria tem como tese a arte sendo uma forma de transmissão de alguma emoção e sentimento e a tese da terceira teoria é que a arte é uma forma de exprimir a clareza das coisas.
---Dê exemplos que ilustrem cada uma das teses.
Na primeira teoria da arte, um exemplo acerca da sua tese são as obras de arte do cinema. Nesta área da arte, os filmes são representações de acontecimentos anteriores ou uma amostra da realidade dos dias de hoje, assim comprovando que as obras de arte que são produzidas pelo homem imitam alguma coisa.
Para a segunda teoria, uma exemplo acerca da arte transmitir um sentimento são os quadros de pintores. Quando os seu trabalhos são coloridos , com figuras exageradas e alegres, a impressão que vem da obra de arte é de uma sentimento positivo acerca do trabalho. Nestes tipos de arte, quando a sua palete de cores, a sua complexidade e a forma com que o sentimento é transmitido, é possível verificar que em vários pintores e outros artistas, a sua arte transmite sempre um sentimento diversificado.
Um exemplo sobre a tese da terceira teoria são os livros, neles é possível verificar que um bom livro tem uma característica muito importante, a claridade da transmissão da ideia. Com a forma de escrita que o autor utiliza para transmitir uma forma clara de alguma cena ou epísodio, consequêntemente o leitor terá uma emoção estética, e não é só nos livros que podemos verificar isto, também nas outras formas de arte existentes.
---Coloque objecções a cada uma das teses.
Uma objecção acerca da tese da primeira teoria é que nem todas as peças de arte do mundo parecem imitar algo ou alguma coisa com muita claridade, por exemplo a obra de John Cage que não demonstra uma ideia simples de se perceber. Uma objecção á tese da segunda teoria são por exemplo os quadros de Yves Klein. Neles não é possível apreender uma emoção clara do que o autor queria transmitir, por este motivo a tese da teoria não valida para todos os casos. Uma objecção á tese da terceira teoria são algumas obras de arte que não têm efeitos emocionais em diferentes pessoas, e se elas não sentirem nada sobre a obra de um pintor, então a obra do autor é e não é arte, algo que não está de acordo com a tese.
---Dê a sua opinião sobre o que é a Arte e qual das teorias lhe parece mais correcta. Justifique.
Quando se tenta definir a arte em algo simples, isso não é possível pois cada individuo tem uma ideia de o que é a arte e como se caracteriza.
Entre as três teorias que foram agora estudadas, a segunda teoria é a que parece definir a arte de uma forma mais correta, pois a arte transmite uma sensação positiva, ou negativa, ou incomodativo, ao espectador e ao criador de uma obra.Mesmo que uma obra transmita uma ideia de vazio, isto ainda é uma sensação que pode vir da arte.
1.São três as teorias sobre a arte: 1ª: A arte como imitação (mimesis) 2ª: a arte como expressão (expressivismo) ; 3ª: arte como forma significante (formalismo).
2. Cada teoria apresenta – nos uma tese principal, de seguida irei enuncia-las. Primeiramente a principal tese da teoria da arte como imitação (mimesis) é "Uma obra é arte se, e só se, é produzida pelo homem e imita algo"; De seguida a tese da teoria da Arte como expressão (expressivismo) é "Uma obra é arte se, e só se, exprime sentimentos e emoções do artista. Os sentimentos têm que ser autênticos e intencionais." E por último a principal tese da teoria da Arte como forma significante (formalismo) é "Uma obra é arte se, e só se, provoca nas pessoas emoções estéticas."
3. Irei colocar os exemplos na mesma ordem que tenho colocado nas preguntas anteriores: 1º: Este filme (1917) é perfeito porque retrata perfeitamente tudo aquilo de que fala, a Primeira Guerra Mundial; 2º: Este quadro é incrível pois o autor transmite o mesmo amor que eu pela sociedade; 3º: Este filme é incrível, tem uma misteriosa história enquanto se desenvolve, tem uma grande realização, espetaculares atores e fascinantes locais de gravação.
4. Irei colocar as objeções ás teorias na mesma ordem que tenho feito nas perguntas anteriores: 1ª: Será a literatura também uma imitação?; 2ª: Não deixará de ser arte apenas pelo facto de as emoções do público não serem iguais ás do artista, pois a arte é isso mesmo cada um a interpreta da maneira como a vê; 3ª: Terá a mesma obra o mesmo impacto emocional para toda a gente?
5. Na minha opinião a arte é feita aos olhos e aos sentimentos de cada um. A arte é um misto de sentimentos e emoções que vai de cada um e que também pode apresentar significados diferentes a cada pessoa, e a cada dia que passa devido por exemplo ás mudanças do humor de cada pessoa, o sentimento que naquele dia mais transmito e que melhor exprime aquela obra. Para mim a teoria que me parece mais correta é a teoria “ a arte como imitação”, embora nos apresente a arte como imitações também apresenta-nos a sua distinção em cada obra, isto porque cada uma usa os seus meios de representação, a forma de “imitar” diferente por exemplo o contraste entre a tragédia e a comédia e por fim os vários modos para usar os variados meios de representação que temos.
Diogo Rendilheiro, nº10 11ºB
Maria Cardoso
Nº11 11i2
1) As 3 teorias sobre a arte são: A arte como imitação,arte como expressão e a arte como forma significante,
2) Cada teoria tem uma tese principal e as teses são:
Arte como imitação - "Uma obra é arte se,e só se,é produzida pelo homem e imita algo"
Arte como expressão - "Uma obra de arte só é arte se exprimir sentimentos e emoções"
Arte como forma significante - "Uma obra é arte se provoca nas pessoas emoções estéticas"
3) Exemplos que ilustram cada uma dessas teses:
- "este quadro é tão bom que mal conseguimos distinguir aquilo que o artista pintou do modelo utilizado"
- "Este é um livro exemplar em que o autor nos transmite o seu desespero perante uma vida sem sentido"
- "aquele livro é excelente porque está muito bem escrito e apresenta uma história bem construída, apoiada em personagens convincentes e bem caracterizadas"
4) Objecções para cada tese :
-Existem obras que vêem da imaginação do autor,do que ele possa sentir,não sabemos se se adequa ao original porque não qual é.
-A maioria das obras de arte não se caracterizam por uma representação de sentimentos ou por por eles não serem visíveis.
-Nem todas as pessoas sentem o mesmo ao ver ao ver uma obra de arte,umas porque se sentem mais próximas daquela realidade e outras mais afastadas,pode despertar significados diferentes em públicos diferentes.
5) Na minha opinião arte é tudo aquilo que o autor e o público quiserem.
Pode se expressar por emoções ou não,pode ser algo que exista ou que seja de certa forma criado pelo próprio autor,por vezes a obra pode significar algo diferente para o publico,vendo se de perspectivas diferentes,mesmo que tenha 1 só significado para o autor. Para mim,todas as teorias são correctas, visto que todas defendem o que é a arte,isto é,definem de certa forma o que esta possa ser,mesmo que não haja uma só definição,não se pode dizer que a pessoa X ou Y está errada,por algo que disse,sobre o que arte significa para ela,porque é algo que ela sente em relação a isso,do ponto de vista dela,podemos ter ideias parecidas ou diferentes, mas não se pode dizer que é errado.Como por exemplo um quadro branco com um ponto vermelho, para a pessoa A pode representar algo em concreto e para a pessoa B não significar absolutamente nada.
Camila Amorim 11B nº8
1) Teoria da imitação, teoria expressiva e teoria formalista.
2) As teses principais de cada uma das teorias são, respetivamente: "Uma obra é arte se e só se, é produzida pelo homem e emita algo."; "Uma obra é arte, se e só se, exprime sentimentos e emoções do artista."; "Uma obra é arte se e só se provoca nas pessoas emoções estéticas."
3) Ex da teoria da arte como imitação: Este teatro é esplêndido pois exprime exatamente os acontecimentos ocorridos na segunda guerra mundial.
Ex da teoria expressiva: Este é um ótimo filme pois expõe o medo perante a solidão.
Ex da teoria formalista: Este é um livro espantoso pois apresenta uma escrita digna e exibe uma representação excelente da vida quotidiana no século XIX.
4) Obj a T.da imitação.
Sabe-se que a teoria da imitação, tal como diz o nome, defende que para uma obra ser considerada arte necessita de imitar algo. Contudo, não precisamos de procurar muito para percebermos que são inúmeras as obras que não expressam uma imitação. Conscientes disso, os defensores mais recentes desta teoria, acabaram por substituir o conceito de imitação por um mais sofisticado, sendo este "representação".
Existem obras que imitam algo sem que nós nos encontremos algumas vez em condições de saber se a representação é boa ou má, ou seja, se uma determinada obra é a representação de algo que nunca presenciamos, como pudemos julgar se é ou n uma boa imitação.
Obj á T.expressiva:
A 1ª objeção colocada a esta teoria foi o facto dos autores aprimorarem as sua sobras no sentido de aperfeiçoa-las; Como Richard Strauss, o grande compositor do nosso século, autor de vários poemas sinfónicos, esclarecia que as suas obras eram fruto de um trabalho paciente e minucioso no sentido as aperfeiçoar eliminando desse modo os defeitos inerentes a qualquer produto emocional.
A 2ª objeção posicionada á teoria expressivista é o facto de não sermos capazes de avaliar se os autores das obras realmente experimentam suas emoções. Para confirmar que uma obra é arte, de acordo como esta teoria, seria necessário um estudo da biografia do seu autor e/ou autores.
Obj á T.formativa:
É certo que a teoria da arte como forma significante exibe que uma obra de arte é arte se, e só se, provoca nas pessoas emoções estéticas, entretanto podemos mostrar que algumas pessoas não sentem qualquer tipo de emoção perante certas obras que são consideradas arte. Logo estaríamos a julgar que aqueles que não sentem emoções estéticas em relação a determinadas obras não são pessoas sensíveis.
5) No meu ponto de vista, a teoria que demonstra uma melhor compreensão acerca da definição da arte é a teoria formativa . Partilho desta opinião porque porque creio que a ideia da arte, sendo esta um conjunto de meios e procedimentos através dos quais é possível a obtenção de finalidades práticas e/ou produção de determinados objetos, é relativa aos indivíduos para o qual a obra é exposta.
Uma vez que esta teoria afirma que uma obra é arte, se e só se, provocar nas pessoas emoções estéticas, acaba por considerar que aqueles que não tenham uma emoção estética a determinadas artes, não são pessoas sensíveis. A meu ver, embora esta seja uma ideia radical, a sociedade é constituída por pessoas diferentes entre si, e com gostos e experiências distintas. Logo considerar que a arte é relativa ás emoções suscitadas pelos indivíduos, não é incorreto.
Sendo assim, as obras mundialmente conhecidas, aclamadas "arte" por um vasto numero de pessoas, seriam apenas obras que causaram emoções estéticas a multidões, acabando por serem consideradas, então, arte pelas mesmas, alcançando uma grande visibilidade.
Concluindo, a atribuição da designação " arte" a uma determinada obra, parte da concepção de "arte" de cada indivíduo, sendo por isto um conceito relativo e não universal, e, a teoria que melhor explica este conceito é a teoria da arte como forma significante.
Inês Pan Ou nº16 11ºB
Existem três teorias sobre a arte são elas: a Arte como imitação, a Arte como expressão e a Arte como forma significante.
Quanto mais perfeita a imitação sobre um objeto melhor será a arte; quanto mais nítido e mais original for o sentimento transmitido pela obra de arte melhor a será; se uma pessoa ao olhar para uma obra sentir emoções estéticas então essa obra é Arte, são as principais teses sobre a teoria da Arte como imitação, teoria da Arte como expressão e teoria da Arte como forma significante, respetivamente.
A Arte como imitação, por exemplo, “este filme é excelente, pois é um retrato fiel da sociedade americana dos anos 60”. A Arte como expressão, por exemplo, “o autor do filme filma magistralmente os seus traumas e obsessões”. A Arte como forma significante, por exemplo, “Aquele livro é excelente porque está muito bem escrito e apresenta uma história bem construída apoiada em personagens convincentes”.
Uma objeção para a primeira teoria será que, uma obra para ser considerada Arte não deveria ser uma imitação de uma coisa já existente e sim uma obra original. Uma objeção para a segunda teoria será a existência de obras que não transmitem sentimentos. Uma objeção para a terceira teoria seria a transmissão de sentimentos diferentes de pessoa para pessoa dependendo da opinião de cada um ou não havendo nenhum sentimento sobre a obra.
Na minha opinião, Arte é uma coisa que qualquer um pode fazer e dependendo da perspetiva de cada um qualquer coisa pode ser denominada de Arte, mas a teoria que penso ser mais correta é a teoria da Arte como forma significante pois, como já referi antes, depende um pouco da perspetiva de cada um, de como as pessoas pensam sobre cada coisa sendo para umas arte e para outras não.
Melissa Monteiro
N°20
11°B
1. As teorias sobre a Arte são a teoria da imitação, a teoria expressivista e a teoria formalista.
2. A teoria da imitação admite que a arte tem como finalidade imitar ou representar a realidade.
A teoria da expressão defende que a Arte tem como objetivo exprimir e comunicar sentimentos. Neste caso, o artista tem de transmitir aos outros o mesmo sentimento que o afeta.
A teoria da forma significante admite que o objetivo da Arte é criar objetos com qualidades estéticas (formais). O artista tem de proporcionar emoções estéticas a partir da combinação de formas.
3. Um exemplo que ilustre a teoria da imitação é o teatro.
Um exemplo que ilustre a teoria expressivista é a obra de Eduard Munch, "O grito".
Para a teoria formalista temos a obra de P. Mondrian , "New York City".
4. A objeção à primeira teoria é que podemos encontrar obras de arte que não imitam nada, tanto nas esculturas abstratas como nas pinturas.
A limitação da segunda teoria é que existem obras que não expressam as emoções do artista e nem procuram provocar determinadas emoções no espetador.
Por fim, a objeção à terceira teoria é que nem toda a arte pode provocar no espetador uma emoção estética a partir da simples combinação das formas do objeto.
5. Na minha opinião, a Arte está presente em tudo o que existe, como, por exemplo, na dança, na música, ou até mesmo numa simples cadeira.
Para mim a teoria que está mais correta é a teoria expressivista. Acho que com a dança posso transmitir os meus sentimentos às pessoas e com a música posso receber emoções dos artistas
Obrigada pelos trabalhos vou começar a ver agora.
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