Matriz para o
primeiro teste
2º semestre
ESTRUTURA
Grupo I - 10
perguntas de seleção: Escolha múltipla. 10x5=50 Pontos
Grupo II - Cinco perguntas de construção. 5x30 =150 Pontos
Perguntas de construção: Compreensão do texto; aplicação dos conceitos apresentados no texto adequando-os à pergunta; discurso organizado; apresentação dos conteúdos de forma correta; explicação dos conteúdos.
Perguntas de construção: Compreensão do texto; aplicação dos conceitos apresentados no texto adequando-os à pergunta; discurso organizado; apresentação dos conteúdos de forma correta; explicação dos conteúdos.
Tempo de
Prova: 90 minutos
MATÉRIA
TEORIA DO CONHECIMENTO DE HUME - EMPIRISMO
1. Conteúdos
a. Impressões e ideias
b. Questões de facto e relação de ideias
c. O problema da possibilidade do conhecimento:
i.
Cepticismo –
radical e moderado
d. O problema da causalidade e da indução
e. Críticas à filosofia de Hume.
2. Objetivos
a. Definir os principais conceitos usados por Hume
relativamente ao conhecimento
b. Compreender os problemas da causalidade e da indução como problemas epistémicos.
c. Analisar as principais teses de Hume
SABER COMUM VS SABER CIENTÍFICO
1. Conteúdos
a. Saber Comum
b. Saber Científico
2. Objetivos
a. Definir cada tipo de saberes
b. Distinguir os dois tipos de saber
DEMARCAÇÃO DA CIÊNCIA
1. Conteúdos
a. Verificacionismo
b. Falsificacionismo
2. Objetivos
a. Definir cada tipo de demarcação
b. Distinguir ambos
MÉTODOS CIENTÍFICOS
1. Conteúdos
a. Método indutivo
b. Método hipotético-dedutivo
c. Conjeturas e Refutações
2. Objetivos
a. Definir cada método
b. Descrever cada método
c. Distinguir cada método (quanto ao seu início e quanto
ao fim)
A PROPOSTA DA FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS DE
POPPER
1. Conteúdos
a. Teoria de Popper - conjeturas, refutações,
falsificacionismo
b. Críticas ao indutivismo
c. Críticas à teoria de Popper
2. Objetivos
a. Esclarecer o significado da proposição: "a
ciência progride por conjecturas e refutações"
b. Explicar os dois critérios de demarcação:
verificacionismo e falsificacionismo.
c. Identificar os teses científicas e pseudocientíficas.
d. Distinguir o critério Falsificacionista do
Verificacionista
A PROPOSTA DA FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS
DE THOMAS KUHN.
1. Conteúdos
a. Teoria de Kuhn - Paradigmas, Enigmas, Anomalias,
Crise, Ciência Normal, Ciência Extraordinária, Incomensurabilidade
b. Críticas à teoria de Kuhn
2. Objetivos
a. Definir Paradigmas e identificar a sua importância.
b. Apresentar os critérios de escolha de uma teoria
científica.
c. Explicar o processo de alteração de paradigma
d. Justificar a noção de incomensurabilidade dos
paradigmas.
A RACIONALIDADE CIENTÍFICA. A QUESTÃO DA
OBJETIVIDADE.
1. Conteúdos
a. Objetividade e evolução da ciência para Popper e Kuhn
2. Objetivos
a. Contrastar as duas posições sobre a objetividade da
ciência.
b. Problematizar a evolução da ciência.
c. Tomar uma posição crítica em relação ao problema e
argumentar a favor de uma das posições.
Competências
1. Explicar os conhecimentos exigidos.
2. Compreender as várias regras e aplicá-las de forma
correta.
3. Analisar as perguntas e os textos apresentados.
4. Expor de forma clara e objetiva o pensamento.
5. Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.
6. Criticar as teorias dos autores.
7. Argumentar a favor ou contra
8. Problematizar os conteúdos.
6. Criticar as teorias dos autores.
7. Argumentar a favor ou contra
8. Problematizar os conteúdos.
Critérios de correção
1. Apresentar os conteúdos considerados relevantes de
forma completa
2. Apresentar esses conteúdos de forma clara, articulada
e coerente;
3. Evidenciar uma utilização adequada da terminologia
filosófica;
4. Evidenciar uma interpretação adequada dos documentos
apresentados
5. Evidenciar capacidade de argumentação e de crítica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário