Estrutura
Prova para 90m
Texto. Referência ao texto. Interpretação de texto.
Quatro perguntas de construção. 4x30 =120 Pontos
10 perguntas de seleção: Escolha múltipla. 10x5=50 Pontos
1 Ensaio crítico para desenvolvimento de um tema à
escolha entre 3 temas/problemas -30 Pontos
Conteúdos/Competências específicas:
1. Relacionar e distinguir a ciência e senso comum.
Aspetos em comum e aspetos distintos.
2. A proposta da filosofia das ciências de Popper: O
falsificacionismo.
a. Expor as objeções de Karl Popper ao método indutivo.
b. Esclarecer o significado da proposição: "a
ciência progride por conjeturas e refutações"
c. Explicar os dois critérios para demarcar ciência e
pseudociência: verificacionismo e falsificacionismo.
d. Identificar os enunciados científicos e não
científicos segundo estes dois critérios.
3. A racionalidade científica. A questão da objetividade.
a. Contrastar duas posições (de Popper e Kuhn) sobre a objetividade da ciência.
a. Contrastar duas posições (de Popper e Kuhn) sobre a objetividade da ciência.
b. Problematizar a evolução contínua ou descontínua da
ciência utilizando as teorias de Popper e Kuhn.
c. Tomar uma posição crítica em relação ao problema e
argumentar a favor de uma das posições.
4. A proposta da filosofia das ciências de Thomas
Kuhn.
a. Apresentar os critérios de escolha de uma teoria científica.
a. Apresentar os critérios de escolha de uma teoria científica.
b. Demonstrar o procedimento habitual da ciência:
Paradigma 1; Ciência normal; Enigma; Anomalia; Crise; Ciência Extraordinária;
Revolução científica; Paradigma 2
c. Justificar a noção de incomensurabilidade dos
paradigmas.
5. Teorias sobre a Arte.
a. Compreender as teses e vantagens de cada uma das
teorias sobre a Arte: Teoria da Imitação/Representação; Teoria da Expressão;
Teoria Formalista ou da Forma significante., teoria histórica e teoria institucional.
b. Contrapor objeções a cada uma das teorias.
c. Interpretar uma obra segundo um destes critérios.
d. Avaliar, com argumentos, a melhor teoria.
6. Filosofia da religião.
a. Compreender as posições teístas, agnósticas e ateístas
sobre a existência de Deus e da religião.
b. Enunciar os argumentos e objeções das provas
ontológica, cosmológica e do desígnio (teleológica) sobre a existência de Deus.
c. Fundamentar uma posição pessoal sobre a existência de Deus.
Matéria de Revisões:
Descartes: As etapas do método, a dúvida metódica e as
primeiras verdades evidentes.
David Hume: A noção de causalidade e o ceticismo. As
questões de facto e as relações de ideias.
Relacionar o racionalismo e o empirismo como formas de
compreender a origem do conhecimento.
Competências Gerais:
Dominar os conhecimentos exigidos.
Compreender as várias regras e aplica-las. de forma
correta.
Expor de forma clara e objetiva o pensamento.
Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.
Avaliar e identificar os argumentos e teses (conclusão)
dos textos.
Justificar com razões fortes as afirmações proferidas.
Escrever corretamente.
Critérios de correção:
Apresentar os conteúdos considerados relevantes de forma
completa
Apresentar esses conteúdos de forma clara, articulada e
coerente;
Evidenciar uma utilização adequada da terminologia
filosófica;
Evidenciar a interpretação adequada dos documentos
apresentados
Evidenciar capacidade de argumentação e de crítica.
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