quarta-feira, 15 de maio de 2019

Matriz para o teste de 22 de Maio de 2019




Estrutura
Prova para 90m
Texto. Referência ao texto. Interpretação de texto.
Quatro perguntas de construção. 4x30 =120 Pontos 
10 perguntas de seleção: Escolha múltipla. 10x5=50 Pontos
1 Ensaio crítico para desenvolvimento de um tema à escolha entre 3 temas/problemas -30 Pontos

Conteúdos/Competências específicas: 

1. Relacionar e distinguir a ciência e senso comum. Aspetos em comum e aspetos distintos.

2. A proposta da filosofia das ciências de Popper: O falsificacionismo.
a. Expor as objeções de Karl Popper ao método indutivo.
b. Esclarecer o significado da proposição: "a ciência progride por conjeturas e refutações"
c. Explicar os dois critérios para demarcar ciência e pseudociência: verificacionismo e falsificacionismo.
d. Identificar os enunciados científicos e não científicos segundo estes dois critérios.

3. A racionalidade científica. A questão da objetividade.
a. Contrastar duas posições (de Popper e Kuhn) sobre a objetividade da ciência.
b. Problematizar a evolução contínua ou descontínua da ciência utilizando as teorias de Popper e Kuhn.
c. Tomar uma posição crítica em relação ao problema e argumentar a favor de uma das posições.

4. A proposta da filosofia das ciências de  Thomas Kuhn.
a. Apresentar os critérios de escolha de uma teoria científica.
b. Demonstrar o procedimento habitual da ciência: Paradigma 1; Ciência normal; Enigma; Anomalia; Crise; Ciência Extraordinária; Revolução científica; Paradigma 2
c. Justificar a noção de incomensurabilidade dos paradigmas.

5. Teorias sobre a Arte.
a.  Compreender as teses e vantagens de cada uma das teorias sobre a Arte: Teoria da Imitação/Representação; Teoria da Expressão; Teoria Formalista ou da Forma significante., teoria histórica e teoria institucional.
b. Contrapor objeções a cada uma das teorias.
c. Interpretar uma obra segundo um destes critérios.
d. Avaliar, com argumentos, a melhor teoria.

6. Filosofia da religião.
a. Compreender as posições teístas, agnósticas e ateístas sobre a existência de Deus e da religião.
b. Enunciar os argumentos e objeções das provas ontológica, cosmológica e do desígnio (teleológica) sobre a existência de Deus.
c. Fundamentar uma posição pessoal  sobre a existência de Deus.


Matéria de Revisões:
Descartes: As etapas do método, a dúvida metódica e as primeiras verdades evidentes. 
David Hume: A noção de causalidade e o ceticismo. As questões de facto e as relações de ideias.
Relacionar o racionalismo e o empirismo como formas de compreender a origem do conhecimento.


Competências Gerais:
Dominar os conhecimentos exigidos.
Compreender as várias regras e aplica-las. de forma correta.
Expor de forma clara e objetiva o pensamento.
Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.
Avaliar e identificar os argumentos e teses (conclusão) dos textos.
Justificar com razões fortes as afirmações proferidas.
Escrever corretamente.

 Critérios de correção:
Apresentar os conteúdos considerados relevantes de forma completa
Apresentar esses conteúdos de forma clara, articulada e coerente;
Evidenciar uma utilização adequada da terminologia filosófica;
Evidenciar a interpretação adequada dos documentos apresentados
Evidenciar capacidade de argumentação e de crítica.

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