Foto: Dora Maar
A. Estrutura e Critérios de Avaliação
Grupo I - Questões de V e F ou
escolha múltipla 5x10 = 50 Pontos;
Grupo II Texto com 4 perguntas- 4x25 pontos =100 Pontos;
(A Resposta tem que ser estruturada. Evidenciar domínio dos conteúdos. Fundamentar bem as afirmações. Não ter erros científicos.)
Grupo II Texto com 4 perguntas- 4x25 pontos =100 Pontos;
(A Resposta tem que ser estruturada. Evidenciar domínio dos conteúdos. Fundamentar bem as afirmações. Não ter erros científicos.)
Grupo III – Três questões de resposta
curta. 2x20 +10 pontos = 50 Pontos
B. Conteúdos.
(Apenas 11G)
1. Lógica formal: principais argumentos dedutivos:
silogismos, Modus Ponens e Modus Tollens, Condicionais e disjunções. Falácias
formais.
(comum)
(comum)
2. O domínio do discurso argumentativo - a procura de adesão do auditório.
a. Distinção entre Demonstração e Argumentação.
b. A retórica como arte da persuasão: o orador, o discurso e o auditório (Ethos, Logos e Pathos)
c. Principais argumentos informais: Indutivos, por Analogia e de Autoridade qualificada.
d. Principais falácias informais: Petição de princípio, ad verecundiam, ad hominem,ad ignorantiam, bola de neve (reação em cadeia), generalização apressada, boneco de palha, falso dilema.
e. A crítica de Platão à Retórica. Argumentação de Górgias e de Sócrates. Os sofistas. Contexto e situação política e filosófica.
f. Persuasão e manipulação - os dois usos da retórica.
a. Distinção entre Demonstração e Argumentação.
b. A retórica como arte da persuasão: o orador, o discurso e o auditório (Ethos, Logos e Pathos)
c. Principais argumentos informais: Indutivos, por Analogia e de Autoridade qualificada.
d. Principais falácias informais: Petição de princípio, ad verecundiam, ad hominem,ad ignorantiam, bola de neve (reação em cadeia), generalização apressada, boneco de palha, falso dilema.
e. A crítica de Platão à Retórica. Argumentação de Górgias e de Sócrates. Os sofistas. Contexto e situação política e filosófica.
f. Persuasão e manipulação - os dois usos da retórica.
g. Argumentação, verdade e ser: Os
dois usos da argumentação - retórica e
dialética.
(Apenas 11B)
3. O conhecimento e a racionalidade científica e tecnológica.
a. As questões da epistemologia.
b. Conhecimento a priori e a posteriori
c. Tipos de conhecimento.
d. Em que consiste a descrição fenomenológica do conhecimento
e. A definição clássica de
conhecimento: A teoria da Crença Verdadeira e Justificada.
f. Objeções a esta teoria. Os contraexemplos
de Gettier.
C. Competências
1. Dominar os conhecimentos exigidos.
2.
Compreender as várias teorias e definições.
3.
Expor de forma clara e objetiva o pensamento.
4.
Definir com rigor os conceitos filosóficos.
5.
Usar os conceitos de forma correta.
6.
Justificar com razões fortes as afirmações proferidas.
7. Aplicar corretamente os conhecimentos teóricos em situações diferentes.
8.
Escrever com correção.
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