Competências
·
Construir argumentos formais.
·
Saber aplicar as regras de validade.
·
Identificar as principais falácias formais.
·
Distinguir demonstração e argumentação.
·
Compreender as regras dos argumentos informais.
·
Identificar argumentos indutivos, por analogia e de autoridade qualificada.
·
Aplicar as condições de validade destes argumentos a argumentos dados.
·
Compreender as principais falácias informais.
·
Compreender o âmbito de estudo da retórica.
·
Definir os dois usos da retórica persuasão e manipulação
·
Explanar os elementos constitutivos do discurso persuasivo: Ethos, Pathos e
Logos
Elaborar um pequeno ensaio argumentativo.
Elaborar um pequeno ensaio argumentativo.
Conteúdos
Racionalidade Argumentativa e Filosofia.
1. Argumentação e lógica formal
1.1. Formas de inferência válida.
Silogismos
Argumentos condicionais, Ponens e Tollens e disjuntivos
1.2. Principais falácias formais
2. Argumentação e retórica.
2.1 O domínio do discurso argumentativo e a procura de adesão do auditório.
Demonstração e argumentação.
2.2. O discurso argumentativo: principais tipos de argumentos
informais.
2.2.1. Indução; Argumento de Autoridade; Analogia
2.2.2 Falácias que decorrem dos próprios argumentos informais.
2.3.Principais tipos de falácias informais.
2.3.1. Ad hominem; Ad misericordiam; Apelo à Ignorância;
Apelo à Força; Falso Dilema e Petição de Princípio; Bola de Neve;
Espantalho.
3. Argumentação e Filosofia.
3.1. Persuasão e manipulação ou os dois usos da retórica. (opcional)
3.2. Elementos constitutivos da Retórica. (Ethos/Pathos, Logos)
Estrutura e cotações
Todas as questões são de resposta obrigatória
Todas as questões são de resposta obrigatória
Grupo I
50 Pontos
50 Pontos
Questões de
escolha múltipla
Grupo II
120 Pontos
120 Pontos
(Seis questões de resposta objetiva)
30
Pontos
Ensaio argumentativo
Critérios de correção
Domínio dos
conceitos; Domínio dos conteúdos; Expressão clara e correta; Capacidade de
aplicação dos conhecimentos adquiridos ; Originalidade e coerência nos argumentos apresentados; Capacidade de estabelecer relações
oportunas entre os conteúdos; Objetividade e rigor; Técnica de análise de
texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário