TEMAS:
1. A Clonagem Humana. Quais os dilemas éticos envolvidos? Quais os limites éticos da Clonagem?
Manual "Arte de Pensar" 243/275
2. Inseminação Artificial, tecnologias reprodutivas e família tradicional. Como entender a família hoje? Natureza ou cultura? Manual do 11ºAno "Criticamente", 266/285
3. A Inteligência Artificial. Será possível a reconstrução do cérebro humano? Terão as máquinas pensamento?
Manual "Arte de Pensar", 221/227 Ler este ARTIGO
4. Ciência e Religião. Um conflito? Criacionismo ou Darwinismo? Manual "Arte de Pensar", 221/227 Ler este ARTIGO
Daniel Dennett, 147/154 Ver AQUI artigo importante. Procurar textos item Religião "Logosfera"
5. A Bioética e o Direito à vida. Justifica-se a eutanásia? Deverá a ciência ajudar a morrer?
Manual do 10ºAno "Diálogos", 135/157
6. O PROBLEMA DA VERDADE. A VERDADE É UMA EVIDÊNCIA OU UMA CONSTRUÇÃO? aqui
7. Imortalidade da alma. Existirá vida depois da morte?
VER PLATÃO, Fédon, página 39 à 61
8. Tema alternativo: Qual o contributo de Freud e da Psicanálise para o conhecimento integral do homem?
9. Filosofia e sentido da vida.
Textos do manual adotado.
Ler também Kierkegaard e os Estádios de existência. Ler este autor, textos na "Logosfera".Ver aqui
10. O que é a tortura? Haverá alguma justificação para a tortura? Ler Nietzsche "Para a genealogia da moral" Pág 66 à 80
Contrapor com outro autor.
TEXTOS NA FOTOCOPIADORA DA ESCOLA
2. OBJECTIVOS
Saber ler e resumir as ideias principais dos textos apresentados.
Problematizar filosoficamente os temas.
Apresentar com clareza as teses e os argumentos propostos.
Colocar objecções possíveis às teses propostas.
Investigar com recurso a vários suportes.
3. AVALIAÇÃO
ESCRITA
5 Páginas
Rigor, clareza e interesse filosófico do trabalho apresentado.
Estrutura: Introdução, Síntese do trabalho e Conclusão com resposta à pergunta
Colocar bem os problemas e apresentar respostas argumentadas.
Apresentação e organização do trabalho escrito: Apresentação 5%; Investigação realizada 15%; Correto resumo do texto 30%; Resposta à pergunta 25%; Problematização e argumentação 25%
ORAL
(Cada aluno deve apresentar 4m de oralidade sem leitura - mínimo)
Sem leitura. Clareza das ideias e da linguagem. Profundidade dos conhecimentos adquiridos. Assimilação correta dos conteúdos. Boa problematização do tema. Capacidade de gerar diálogo.
Oral com Dispositivo visual. Domínio dos conteúdos 40%; Interesse filosófico e linguagem 30%; Dinâmica de grupo e capacidade de gerar diálogo 10%; ; Qualidade e criatividade do dispositivo visual 20%
ENTREGA DO TRABALHO ESCRITO PARA TODOS OS TEMAS: 22 OU 23 de MAIO
VALE 20% DA AVALIAÇÃO DO 3º PERÍODO
Apresentações orais:
TEMA 1,2- 22 ou 23 de MAIO
TEMA 3,4 - 24 ou 25 de MAIO/
TEMA 5,6 - 29 ou 30 DE MAIO
TEMA 7 - 31 ou 1 de Junho
Nenhum comentário:
Postar um comentário