segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Trabalho sobre três filósofos:



Obras:



“Discurso do Método” de René Descartes.





“Investigação sobre o entendimento humano” de David Hume






“Os progressos da metafísica” De Immanuel Kant




Guião para a realização do trabalho.



1. Capítulos a analisar:

DESCARTES - Discurso do Método: 1, 2 – Primeiro Grupo

3,4 – segundo Grupo; 5e 6 Terceiro Grupo



HUME - “ Investigação sobre o entendimento humano”

Secção 2, 3,4 da pag.23 à 43 – Quatro Grupo

Secção 5 da pag.45 à 57 – Quinto Grupo

Secção 6 e 7 da pag. 59 à 79 – Sexto Grupo



KANT:- “ Os progressos da Metafísica”

Prefácio – da pag 11 à 21 Sétimo Grupo

Primeira Secção da pag.23 À 34 -: História da Filosofia Transcendental da Nossa época

1. Além dos capítulos leia a síntese da Filosofia dos autores na Obra de Roger Scuton: Breve história da Filosofia (estarão assinaladas as páginas por grupo)

2. Resuma cada um dos capítulos. Os temas, as teses, os argumentos, os conceitos fundamentais.

3. Responda às questões colocadas.

4. Elabore uma definição de todos os conceitos chave.

5. Contextualize a obra na época: principais opositores, cultura da época.

6. Coloque em evidência as ideias do autor e a sua importância para a história da Filosofia.

7. Elabore uma pequena biografia sobre o autor e todos os filósofos cujo nome ocorra.

8. No final problematize e comente.



Responda às seguintes questões: 

Descartes:

1. Quem e o quê critica Descartes no primeiro capítulo? Porquê?

2. Que se propõe fazer para atingir um conhecimento certo?

3. Que tarefa se propõe Descartes levar a cabo? Para quê? (2ºCap)

4. Quais as regras do método que Descartes propõe? (2ºCap)

5. Para que servem as regras do método? (2ºCap)

6. Qual a importância do método na procura do conhecimento?

7. No terceiro capítulo fala-se das regras (máximas) da moral. Quais são?

8. No quarto capítulo Descartes conclui que há três ideias que são indubitáveis (certas). Quais são?

9. O que são ideias indubitáveis e como chega Descartes a essas ideias?

10. Como prova Descartes a existência de Deus? (4º Cap)

11. Qual o tema do quinto capítulo? Justifique.

12. Qual a relação alma corpo? (5º)

13. Que tarefa se propõe Descartes no sexto capítulo? Porquê?

HUME:

15. Como deve ser entendida a Filosofia? (2,3,4)

16. Como se constituem as ideias? (2,3,4)

17. Que diferentes conhecimentos podem existir? (5)

18. Qual o papel da dúvida? (2,3,4)

19. Qual a origem de todo o conhecimento? (5)

20. Que se entende por causalidade ou causação? (5 e 7)

21. Como se explica a relação de causa/efeito? (7)

KANT:

Qual a tarefa da metafísica?

Como deve ser entendida a metafísica? Prefácio

Quais os estádios da Filosofia? Prefácio

O que são juízos analíticos e sintéticos? (Prim Secção)

O que são o espaço e o tempo?

Como se constitui o conhecimento?



Objectivos:

1. Captar as ideias e os argumentos principais de um texto filosófico.

2. Compreender o discurso filosófico.

3. Isolar os problemas colocados no texto.

4. Analisar uma obra filosófica separando as teses dos argumentos.

5. Conhecer a obra e Filosofia de um autor.





Grupo de trabalho – 3 alunos

Oito grupos .

Apresentação por escrito – 10 páginas (aprox)

Apresentação oral: Cada grupo apresentará um capítulo.



Data de entrega do trabalho 24 de Janeiro

Apresentação oral:

Capítulos 1, 2, 3 e 4 Descartes- 24 Janeiro

Capítulos 5,6 - 25 ou 27 Janeiro

Hume: 2,3,4 e 5 – 31 Janeiro

Seccção 6 e 7 - 1 de Fevereiro ou 3 de Fevereiro

Kant: Prefácio 7 de Fevereiro

Primeira Secção



AVALIAÇÂO: Auto avaliação do trabalho feito:

Escrito:

Compreensão do texto

Clareza das ideias

Investigação

Problematização

Correcção da apresentação

Oral:

Interesse filosófico

Dinâmica de grupo

Domínio dos conteúdos

Originalidade da apresentação



As obras estarão para fotocopiar na Reprografia.

BOM TRABALHO!






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