ESTRUTURA DA PROVA
Todas as questões dos grupos I e II são de resposta obrigatória. O grupo III tem questões de opção.
Grupo I
Dez questões (V/F) (50 Ptos)
Grupo II
(Quatro questões de resposta objectiva) (100 Ptos)
Grupo III
(Uma questão de análise e reflexão sobre um texto) (50 Ptos)
COMPETÊNCIAS
Reconhece as funções da crença, da verdade e da justificação na perspectiva tradicional do conhecimento.
Compreende as objecções de Gettier face à visão tripartida do conhecimento.
Compreende a introdução de uma quarta condição para reforçar a visão tripartida do conhecimento.
Explicita as posições filosóficas sobre o problema da origem do conhecimento.
Explicita as posições filosóficas sobre o problema da possibilidade do conhecimento.
CONTEÚDOS
Conhecimento e Racionalidade Científica e Tecnológica.
1. Descrição e interpretação da actividade cognoscitiva.
1.1. A perspectiva tradicional do conhecimento – o conhecimento como crença verdadeira e justificada.
1.2. Objecções de Gettier.
1.3. Reforço de Goldman
Análise comparativa de duas teorias explicativas do conhecimento.
2.1. O problema da origem do conhecimento:
Racionalismo – R. Descartes
Empirismo – D. Hume
2.2. O problema da possibilidade do conhecimento:
Cepticismo – radical e moderado
Fundacionismo – empirista e racionalista
CRITÉRIOS DE CORRECÇÃO
Domínio dos conteúdos
Expressão clara e correcta
Capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos
Capacidade de estabelecer relações oportunas entre os conteúdos.
Objectividade e rigor.
Técnica de análise de texto.
2 comentários:
Ola professora.
Não estou a pereceber os pontos 1.1/1.2 e 1.3.
Com os melhores cumprimentos,
Cláudia Inácio
olha cláudia, só agora vi o teu comentário.Trata-se dos Contra exemplos de Gettier à teoria tripartida do conhecimento. Quanto a Goldman tenta superar as anteriores objecções a esta mesma teoria acrescentando uma outra condição, que é a relação que tem que haver entre a causa pela qual alguém acredita e isso em que acredita.
Já não vou a tempo, mas vale mais tarde que nunca.Até amanhã.
Postar um comentário