Este elemento de avaliação é composto por dois testes, cada um é avaliado de 0 a 20 valores.
Cada teste avalia competências diferentes:
- O primeiro teste avalia a competência do domínio
dos conceitos.
- A competência da Conceptualização que vale
30% na avaliação final.
- O segundo
teste destina-se a avaliar as competências de Problematização e
Argumentação que valem 45% na avaliação final.
1. ESTRUTURA E COTAÇÕES:
TESTE
1 - CONCEPTUALIZAR
Grupo I
10 perguntas
de escolha múltipla - 10x15= 150 Pontos
Grupo II
Esclarecer
conceitos:
2x25 = 50
Pontos
TOTAL - 200
Pontos
TESTE 2 -
ARGUMENTAR/PROBLEMATIZAR
As perguntas
colocadas implicam desenvolvimento/explicação/justificação
Questão 1 - 35
Questão 2 - 40
Questão 3 - 35
Questão 4 - 50
Questão 5
-2x20
TOTAL = 200
Pontos)
2. CONTEÚDOS
1. Análise
comparativa de duas teorias explicativas do conhecimento.
1.1. O
problema da origem do conhecimento: O Racionalismo – R. Descartes
1.2. A unidade
de todo o conhecimento/ciência
1.3. A dúvida
metódica.
1.4.
Argumentos para duvidar.
1.5. As ideias verdadeiras/crenças básicas: cogito/dualismo corpo e alma e
Deus.
1.6. As
substâncias do mundo/substância extensa/pensante e divina.
1.6. As
ideias inatas, adventícias e factícias.
1.7. Deus como saída do solipsismo e garantia da verdade das ideias claras e
distintas.
1.8. As provas
da existência de Deus.
1.9.
Fundacionalismo racionalista. A autojustificação do cogito.
1.10. Críticas
à filosofia cartesiana.
2. O
Empirismo de D. Hume
2.1. Conteúdos da mente - Impressões e ideias
2.2. Questões de facto e relação de ideias
2.3. O
problema da possibilidade do conhecimento.
2.4. O
problema da causalidade.
2.5. O
problema da indução.
2.4. O
Ceticismo moderado.
3. Comparação
entre estas duas teorias do conhecimento: O racionalismo e o empirismo
4. Análise
crítica ao racionalismo cartesiano e ao empirismo de Hume.
1. Analisar
corretamente os textos filosóficos.
3. Justificar
com pertinência e bons argumentos as suas posições.
4. Dominar
os argumentos dos filósofos com segurança.
5. Articular com
clareza as ideias expostas.
6. Formular de
forma clara os problemas.
7. Explicar corretamente
os problemas colocados pelos filósofos.
8. Saber problematizar
as teorias dadas colocando-lhe objeções,
9. Comentar corretamente as
frases.
10. Comparar as
teorias filosóficas.
11. Criticar as teorias com bons
argumentos.
12. Distinguir teorias.
13. Esclarecer conceitos.
14. Escrever com correção.
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